Texto: II Timóteo 4. 1 a 4
3- Porque virá tempo em que não suportarão a Sã Doutrina; mas, tendo Comichão nos Ouvidos, Amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.
Introdução:
Quando o apóstolo Paulo escreveu suas cartas à Igrejas e aos pastores, como é o caso dessa a Timóteo que é seu filho na fé, Paulo não poderia prever que essa suas palavras transcenderia gerações e seria atual para os nossos dias, hoje encontramos milhares de igrejas, ao redor domundo, que não querem mais ouvir a Sã Doutrina, e quando Paulo fala de Sã Doutrina é porque existiu em seu tempo e ainda hoje existe doutrinas doentes segundo a Palavra de Deus, essas doutrinas doentes tem trazido muitos transtornos à Verdadeira Igreja de Jesus.
Diante disse podemos dizer que essas ditas igrejas, ou melhor, seus frequentadores não aguentariamduas semanas, um ensino bíblico firme que confrontasse seus erros doutrinários, que confrontasse o seu pecado, que lhes trouxesse convicção e as exortasse a obedecer à Verdade. Pois Não desejam ouvir uma pregação Sadia, mas Por quê? Porque os que se encontram nessasigrejas desejam possuir Deus, mas sem abrir mão de seu estilo de vida pecaminoso; por isso não toleram que alguém lhes diga o que a Palavra de Deus fala a esse respeito.
Então, o que desejam eles ouvir? “Cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos” (Vers. 3). Ironicamente, eles procuram mestres, aliás, cercam-se de mestres, Mas Não Aqueles que Ensinam a Sã Doutrina, escolhem mestres que lhes dizem o que desejam ouvir, ou seja, aquilo que satisfaz oComichão de seus ouvidos. Desejam aquilo que os faz sentirem-se bem consigo mesmos.
Mas o que aprendemos na Palavra de Deus, é que o evangelho não pode ser moldado para as pessoas, mas é elas quem devem ser moldado pelo evangelho. Qualquer interpretação diferente do óbvio da Palavra, tem um nome, é COMICHÃO NOS OUVIDOS. Pois: Deus é Deus, Evangelho é Evangelho, e Pecado é Pecado. Não adianta criarem uma doutrina de que é “proibido proibir”, Lembre-se: “O que esconde os seus pecados nunca prosperará, mas o que confessa e deixa, alcançará misericórdia”. Pv. 28. 13. Assim sendo vejamos o que Deus quer nos ensinar neste dia.
1- Pregadores Midiáticos e Enganadores – Ex. 32. 1 a 6.
Hoje se o pregador quiser agradar o publico, terá que desagradar a Deus, pois terão que escolher ser rejeitado por Deus, ou agradar o publico, falando aquilo que eles querem ouvir, pois os Pregadores que os “ofendem”, esses são rejeitados. Ajuntam ao redor de si uma porção de mestres que satisfazem seus apetites insaciáveis e egoístas. O pregador que traz a mensagem que mais necessitam ouvir é aquele que eles menos gostam de ouvir, e os chamam de ultrapassados e fora do contexto atual.
Em épocas de fé instável como esta que estamos vivendo, de ceticismo e de mera especulação curiosa em relação aos aspectos espirituais, mestres de todo tipo proliferam, tal como as moscas da praga no Egito, e Infelizmente, o que temos hoje são pregadores com mensagens que satisfazem os Comichões nos Ouvidos e eles são bem abundantes. E os ouvintes convidam e moldam-seaos seus próprios pregadores. É como se as pessoas desejassem um bezerro de ouro para o adorar, assim como quando Moisés estava no Monte Sinai recebendo a Lei de Deus Ex. 32. 1 a 6, e o ministro assim como foi com Arão que fabricou obezerro de ouro, logo, logo serão identificados eencontrados.
2- O Resultado Desse Caminho – Vers. 4
Esta avidez por mensagens que agradem oComichão nos ouvidos, certamente os conduzirá a um final terrível. O versículo 4 diz que, por fim, essas pessoas “se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”. Tornam-se vítimas de sua própria escolha, recusando ouvir a verdade.
A frase “RECUSAR-SE-ÃO A DAR OUVIDOS” está na voz ativa. Isto significa que as pessoas deliberadamente escolhem essa atitude.
A frase “ENTREGANDO-SE ÀS FÁBULAS” está na voz passiva, descrevendo o que acontece a elas. Tendo dado as costas à Verdade, tornam-se instrumentos de Satanás. Não se engane, pois aausência de luz são as trevas.
Isso está acontecendo na igreja contemporânea. O evangelicalismo perdeu sua tolerância para com a pregação confrontadora; a esta altura, a igreja flerta com os mais graves erros e desviosdoutrinários; os “cristãos” por sua vez buscam imprudentemente a revelação extra-bíblica na forma de profecias e sonhos, e os pregadores negam ou ignoram a realidade do inferno. Infelizmente o evangelho moderno promete o céuaqui na terra, mas uma vida sem santidade, essasigrejas ignoram o ensinamento Bíblico acerca do papel da mulher, das orientações contra as novas “relações” homo afetivas, essa diabólica ideologia de gênero e tantas outras questões que ferem frontalmente a Palavra e a Santidade de Deus.
Os recursos humanos substituíram a mensagem divina. Isso tudo compromete seriamente a Sã Doutrina. Se a igreja não se arrepender e retornar ao caminho da verdade, II Cr. 7. 14 (Se o Meu povo...)(como disse o celebre pregador inglês CharlesSpurgeon), estes e outros erros semelhantes se tornarão epidêmicos.
Observe atentamente a frase-chave no versículo 3: “COMO QUE SENTINDO COMICHÃO NOS OUVIDOS”. Por que não suportam a SÃ DOUTRINA? Por que cercam-se de mestres e voltam as costas para a verdade? Porque no seu íntimo o que pretendem é satisfazer a Comichãode Seus Ouvidos. Não querem ser confrontados, e o Evangelho não é Zona de Conforto, mas Zona de Confronto, Não Querem Sentir Convicção de Pecado, Desejam ser Entretidos; querem pregações que Produzam Sentimentos Agradáveis, Bens Materiais, Desejando ApenasSentir-se Bem Naquele Momento, não querem nada na Glória eterna com Deus, pois a glória que Querem é Aqui e Agora. Querem satisfazer oComichão dos Seus Ouvidos com anedotas, humor, psicologia, palestras motivacionais, estímulos, pensamento positivo, auto-satisfação e sermões que fortaleçam o seu ego. CORREÇÃO, REPREENSÃO E EXORTAÇÃO BÍBLICAS SÃO INACEITÁVEIS.
Considerações Finais:
Portanto amados irmãos essa triste realidade, mesmo que tenha aparência de bem, mesmo citando a Bíblia, os tem afastado de Deus, o pior é que a verdade de Deus não faz cócegas em nossos ouvidos; muito pelo contrário ela esbofeteia os seusouvidos, ela os queima.
Mas aprendemos com Paulo que primeiramente, Ela Corrige, Repreende e Traz Convicção; depois, Ela Exorta e Encoraja. Os que pregam a Verdadeira Palavra precisam ter o cuidado de manter esse equilíbrio.
Em João 6. 66 a 68 após Jesus ter pregado um sermão bastante severo, a Bíblia nos diz: “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com Ele” (v. 66). Enquanto as multidões se retiravam, nosso Senhor voltou-se a Seus discípulos e perguntou: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” (v. 67). A resposta de Pedro, em nome dos demais apóstolos, é significativa: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as Palavras da vida eterna” (v. 68). Esta é a resposta correta. Revela a diferença entre os verdadeiros discípulos e os demais: A FOME E O DESEJO PELA PALAVRA DE DEUS. Jesus afirmou: “Se vós permanecerdes na Minha palavra, sois verdadeiramente Meus discípulos” (Jo 8. 31). Pessoas que buscam ser alimentadas ou entretidas, curiosos e gente que apenas segue as multidões não são, de forma alguma, discípulos verdadeiros. OS QUE AMAM A PALAVRA SÃO OS VERDADEIROS SEGUIDORES DE CRISTO. ESSES NÃO DESEJARÃO OUVIR PREGADORES QUE COCEM SEUS OUVIDOS.
Portanto amados irmãos fujamos desta Geração do Comichão nos Ouvidos,e vivamos o Verdadeiro Evangelho de Jesus. Amém.