Introdução:
Uma das histórias Bíblicas mais contadas certamente é a de José filho de Jacó que está relatada na Bíblia no livro de Genesis nos capítulos 37 a 50, que conta a trajetória de um jovem que foi vendido como Escravo e chegou a Governador do Egito.
Jacó amava todos os seus doze filhos, mas José recebia do pai um carinho especial, pois ele era o filho mais velho da sua amada Raquel, seus irmãos vendo que José era tratado de modo especial, seusirmãos ficaram muito enciumados. Certo dia, José sonhou e contou a seus irmãos a respeito do sonho: “Vi que nós estávamos no campo, e o maço de grãos de vocês se inclinava diante do meu!” com isso, José apenas conseguiu aumentar a fúria de seus irmãos. E o desafiaram: “Você acha, José, que irá nos governar?”. Pouco tempo depois, José teve outro sonho. Viu que o sol e a lua e onze estrelas se inclinavam diante dele, Jacó (Israel), contudo, repreendeu-o dizendo: “Você acredita que eu e seus irmãos vamos nos inclinar diante de você, José?”.Apesar destes sonhos serem de Deus para a vida José do Povo criara par Si, e nem mesmo José os compreendia, porém esses fatos só contribuíram para alimentar ainda mais a raiva e no coração de seus irmãos. Então vejamos o desenrolar dessa história par ver o que podemos aprender.
1- A Cova Como o Início do Grande Projeto de Deus – Vers. 18 a 24
Os irmãos de José tinham ido aos campos cuidar dos rebanhos da família. Jacó pediu que José fosse encontrar os seus irmãos, que deveriam estar perto de Siquém. Jacó queria saber como estavam os seus filhos, seus rebanhos e resolveu mandar José até lá para saber o que andava acontecendo. José procurava por eles quando encontrou um homem que lhe informou que seus irmãos e os rebanhos estavam em Dotã. De longe, os irmãos de José logo o viram chegando. “Lá vem aquele sonhador!”, disseram, zombando, e logo planejaram tirar-lhe a vida, “Podemos acabar com ele e depois jogá-lo numa cova! Diremos ao nosso pai que uma fera o devorou. Ninguém jamais descobrirá! Aí nunca mais teremos de ouvir sobre os seus grandes sonhos!”.
Mas Rúben, o irmão mais velho, não concordava com aquilo. Ele não queria tirar a vida de seu irmão.Então, propôs o seguinte aos demais: “Vamos colocá-lo nesta cova e assustá-lo um pouquinho!”. E assim que José se aproximou, seus irmãos o agarram. Jogaram-no em uma cova onde não havia água alguma. Seus irmãos não pareciam sentir remorso, e assim se sentaram e comeram pão e fizeram de conta que nada havia acontecido.
2- A Venda No Caminho – Vers. 25 a 28
Para a “sorte” dos irmãos e para o “azar” de José, passava por ali um grupo de mercadores Ismaelitas que estavam a caminho do Egito. Judá, um dos irmãos, deu a ideia de vender José, como escravo, aos viajantes. “De que adiantaria dar um sumiço em José, esconder o seu corpo? Creio que seria mais vantajoso se o vendêssemos para esses homens!”Os irmãos concordaram com a ideia e tiraram José da cova. Quando os mercadores iam passando, ofereceram José e o venderam como escravo por vinte moedas de prata.
Mas Rúben, mais sensato, quando retomou e refletiu a respeito da ausência de seu irmão, ficou deprimido e, em sinal de profunda tristeza, rasgou as suas próprias roupas. Ele, sendo o mais velho dos irmãos, era responsável por José. “O que vou dizer ao nosso pai?”, perguntou Rúben, desesperado. Depois de pensarem e conversarem um pouquinho, os outros, sem tristeza alguma, mataram um cabrito e com o seu sangue mancharam o casaco de José, para fazer de conta que José tinha sido morto por um animal selvagem.
Eles voltaram e mostraram o casaco a Jacó. O pai logo o reconheceu e não teve dúvidas de que José havia sido atacado por uma fera. “Vou chorar até o dia em que eu for sepultado!”. Ninguém conseguia consolá-lo, nem mesmo seus filhos.
3- O Começo do Triunfo e à Prisão Injusta – 39. 1 a 7 e 12 a 23
Quando os mercadores chegaram ao Egito, venderam José a Potifar, oficial e capitão da guarda que protegia o Faraó, rei do Egito. “Deus, contudo, estava sempre com José”. Logo o seu patrão Potifarviu que ele era um homem trabalhador e confiável. Tudo que José fazia era bem feito e dava lucro ao seu patrão.
Então a esposa de Potifar viu que José era um bom administrador e era também muito bonito, então Elatentou seduzir o jovem José, ele, porém permaneceufirme no temor ao seu Deus, e indiferente às suas investidas malignas de conquista. José se recusava terminantemente a aceitar a sedução da mulher, pois sabia que era errado e pecado. Afinal ela era esposa de Potifar, seu patrão.
Mas um dia, porém, ela não conseguindo o seu intento, armou uma cilada pra José, então ela mentiu a seu marido, acusando José de tê-la ofendido.Potifar acreditou na história de sua mulher e ficou furioso, mandou José para a prisão.
Era tudo muito injusto! Mas José sendo um jovem de Deus, e sabedor que Deus nunca o abandonariaaqueles lhes são fieis, José confiava plenamente no Senhor Deus. E Deus estava com José, mesmo dentro da triste prisão. Deus nunca abandona aqueles que o amam de verdade e fazem tudo sem maldade.
4- A Ação de Deus com José Na Prisão – 40. 1 a 5 e 8
Deus foi tão bom e generoso que, mesmo estando preso, José era abençoado. Até mesmo o carcereiro gostava muito de José.
Certa vez, o Faraó ficou furioso com o copeiro e o padeiro e imediatamente os mandou para a prisão. Ao chegarem à prisão, o carcereiro colocou os dois no lugar onde José estava preso, eles ficaram muitos dias na prisão, numa certa noite, tanto o padeiro quanto o copeiro tiveram um sonho bastante estranho. José viu logo que os dois ficaram meio perturbados com o que tinham sonhado. “Deus pode interpretar qualquer sonho.”, disse José, confiante:“Se vocês me contarem sobre o sonho, tenho certeza de que poderei ajudá-los.”.
O copeiro começou a contar o seu sonho a José, elesonhou que estava diante de uma vinha, e três ramos saíam dela com flores que logo se transformaram em belos cachos de uvas. Daí, o copeiro espremia as uvas em um copo e colocava-o na mão do Faraó. José, depois de escutar tudo direitinho, deu a interpretação: “Daqui a três dias, o Faraó vai tirar você da prisão, e você voltará ao seu trabalho.”.
Então foi a vez de o padeiro contar: “Vi três cestos brancos de pão sobre a minha cabeça. Também vi pássaros comerem do cesto mais alto. Infelizmente a interpretação não era uma notícia boa. José, muito triste, contou ao padeiro que, dentro de três dias, o Faraó o mandaria para a forca.”.
Passados os três dias, o Faraó deu uma enorme festa de aniversário. E nesse dia ambos os sonhos se realizaram, exatamente como Deus havia revelado a José. O copeiro não se esqueceu de José. Parece que alguns homens têm grandes poderes. Mas na verdade, são os poderes de Deus emprestados aos homens!
5- A Ação de Deus com José Perante Faraó– 41. 1 a 7 e
Depois de o copeiro ser libertado, José ficou ainda por mais dois anos na prisão injustamente. Certo dia, o Faraó teve um sonho, acordou de noite e ficou preocupado com o sonho misterioso que tivera, então mandou chamar todos os homens sábios e adivinhadores do seu país, contava-lhes o que tinha sonhado, mas ninguém conseguia decifrá-los ou dar um significado razoável.
Deus então traz à memória do copeiro ao ver tristeza do Faraó em relação aos seus sonhos, então ele falou a respeito de José ao Faraó sobre o sonho que ele tivera na prisão e como José adivinhara o que viria a acontecer. “Majestade, há um homem na prisão poderá ajudá-lo!”, afirmou o copeiro, “Tudo o que José disse sobre o meu sonho aconteceu nos mínimos detalhes.” Então faraó mandou trazer José, daí tiraram-no da prisão e o colocaram diante do Faraó, que perguntou: “E verdade que você realmente pode interpretar os meus sonhos?”. “Bem…”, disse José: “eu, por mim mesmo, não posso, mas o meu Deus vai dar o significado desses sonhos a você.”.
O rei contou todo o seu sonho a José, nos mínimos detalhes: “Havia sete vacas gordas que saíam do rio. E logo apareceram sete vacas magras, feias. As vacas magras devoraram as vacas gordas e bonitas. Depois vi sete espigas cheias e boas e também sete espigas secas e miúdas que vinham do mesmo pé. E, de repente, as espigas miúdas devoraram as espigas boas.” E José deu a interpretação, masdisse que isso era o que Deus iria fazer: “Haverá sete anos de colheita abundante e de muita fartura e, logo em seguida, sete anos de fome em toda a Terra. Não haverá comida, e muitos passarão fome. Será uma época em que a terra não produzirá nada.”.
Considerações Finais:
José se Torna Governador do Egito – 41. 32 a 44
Faraó ficou aliviado por saber que Deus tinha mostrado tudo o que iria acontecer em breve. Então Faraó, já decidido, respondeu a José: “Deus deu a você muita capacidade Não há ninguém tão esclarecido e sábio como você aqui no Egito. Você vai ser o meu novo governador. Jose pensa só mesmo eu, Faraó, serei a maior autoridade aqui.Você é o segundo no comando de todas as coisas.”Faraó também deu a José um anel, roupaselegantes e um colar de ouro.
Como governador, José, muito cuidadoso, começou a executar aquele brilhante plano de guardar alimentos, Mandou que de toda colheita fosse armazenada uma parte, que seria utilizada nos sete anos de fome. Deus estava com José, e Faraó sabia disso muito bem, e por sete anos seguidos, houve muita fartura, eles seguindo as orientações de José, Armazenaram tanta comida que não se podia contar. Logo em seguida, no entanto, vieram os anos de fome, povos e animais de terras distantes vinham às terras do Faraó para conseguir os preciosos alimentos, em troca, entregavam verdadeiros tesouros, eles sabiam que o alimento valia mais do que qualquer tesouro!
Aprendemos com a história de José que vale muito a pena confiar em Deus, que todas as histórias da nossa vida são criadas e escritas por Deus! Portanto não importa a onde às pessoas queiram te colocar, pois tem um lugar especial pra você, mas lembre-se que Deus não te colocará lá no alto sem que você passe por um processo de preparação, onde a humildade, a fidelidade e confiança nEle não estejam alinhadas entre você e Deus, enquanto você não for tratado assim como José foi e permaneceu fiel ao Senhor Deus, você não poderá usufruir das maravilhosas bênçãos de Deus. José foi de Escravo a Governador porque sempre foi fiel a Deus, então seja fiel a Ele que você conquistará as bênçãos de Deus sobre a sua vida, não importa se você foi jogado numa cova, se você foi traído, vendido, abandonado, injustiçado, pois se você confiar e esperar em Deus, Ele te levará ao lugar mais alto. Amém!