sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Tema: A Relação Entre Família e a Igreja
Texto: Romanos 16. 3 a 16 e Josué 24. 15
“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Js. 24. 15
Introdução:
Família e Igreja são instituições divinas, que foram criadas e são sustentadas por Deus, ambas nasceram no coração de dEle, e é por isso que elas precisam viver em perfeita integração, interação e harmonia. Não há a menor dúvida que qualquer dificuldade enfrentada no Lar tem seus reflexos direto na vida da Igreja. Mas, quando há entrosamento entre Lar e Igreja, há, também, crescimento espiritual na Família e na Igreja, a qual promovem bases sólidas para vivenciar a Fé no dia-a-dia. Quando, porém, Família e Igreja são realidades distintas, e até opostas, os problemas tomam grandes proporções, que muitas vezes são desastrosos.
Veremos neste breve estudo, o que a Igreja Pode Fazer pelas Famílias e também Quais as Responsabilidades da Família Para com à Igreja.
1 - Como a Igreja Pode Servir às Famílias - O Que a Igreja, Que é o Corpo de Cristo, Pode Fazer em Benefício da Família?
1.1- Levando a Família a uma Vida de Adoração Sincera a Deus – Jo. 4. 23; I Co.14. 26; Sl. 103. 1 e 2.
O culto é uma excelente e rica oportunidade para a Família estar junta
adorando a Deus. Adorar é expressar ao SENHOR o louvor que vem de dentro do coração, reconhecendo a soberania de Deus, refletido também em palavras e em obras, agradando-O por tudo o que Ele representa para nós.
1.2- Exercendo Uma Função Pedagógica - Dt. 6; Sl. 19; 113. 4 a 7; 115; João 17. 3.
Se você não a frequenta assiduamente a Igreja, você deixa de receber ensino. A Igreja ensina os filhos sobre Deus e acerca das grandes doutrinas das Escrituras. Pois os conceitos sobre Deus, pregados em nossos dias por homens que não O conhecem, são os mais variados e absurdos. A igreja, no entanto, possui a revelação de Deus registrada em Sua Palavra e, baseada nela, ensina quem é Deus, quem é Jesus e Sua relação com o homem.
1.3- Sendo Um Ambiente Onde as Tensões da Vida São Aliviadas – Sl. 73. 13 a 17 e Mt. 11. 28 a 30
Pregar que Jesus alivia as cargas humanas e que dá descanso ao pecador, concedendo-lhe um fardo leve e suave como foi prometido por Jesus, esse é o lema da Igreja Verdadeira.
Muitas famílias vêm para a igreja e que aceitam a Cristo chegam tremendamente machucadas, desestruturadas e falidas, por vários motivos: decepções, vícios em drogas, alcoolismo, infidelidade, dívidas, enfermidades e etc. Contudo, Jesus lhes oferece cura e restauração pelo poder da Sua Palavra. Mt. 12. 18 a 21. O acolhimento amoroso e correto por parte dos membros da Igreja proporcionam a cura e promovem a comunhão.
1.4- Sendo Ambiente Que Proporcione Amizade e Comunhão - At. 2. 46 e 47
Na igreja Primitiva, o fator casa era relevante: “partiam o pão de casa em casa”. E, como resultado a Igreja era Bem Quista e Simpática. As famílias, mesmo em meio à perseguição, compreendiam o valor dessa comunhão. Por isso hoje, há a necessidade de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador. Aceitando-O a pessoa passa a pertencer à grande família de Deus. Sem Jesus Cristo ocupando a direção da vida, sendo a primazia do coração, o alvo primeiro da adoração, ninguém se torna filho de Deus, mas continua sendo apenas criatura de Deus. Só é filho de Deus aquele que crê (no sentido de entrega total a Jesus, porque os demônios também creem - Tg. 2. 19, mas não são filhos de Deus) em Jesus e por um ato de Fé sincera O convida a entrar em seu coração, Jo. 1. 12. A Igreja deve sempre proporcionar um melhor preparo às famílias, para que possam enfrentar o mundo com mais confiança em Deus, determinação e discernimento.
2- Qual a Contribuição da Família à Igreja – O Que a Família Pode Fazer Pela Igreja?
As famílias precisam Amar a Igreja e Cooperar Para Que Haja Comunhão, Prosperidade e Crescimento Espiritual e Numérico. Com Isso Crescerão Juntamente Com Ela. O Novo Testamento contém Alguns Exemplos de Famílias Ativas na Igreja Primitiva:
1- A família de Priscila e Áquila, Rm. 16. 3 a 5 a. (a Igreja que estava em sua casa);
2. A família de Aristóbulo, Rm. 16. 10; de Narciso, v.11, e outras, no v.15;
3. A casa de Maria, mãe de João Marcos era lugar de reuniões de oração, At. 12. 12;
4. Em Filipos, Lídia e sua família recém-convertida (onde nasceu a Igreja de Filipenses) – At. 16. 14 e 15.
2.1- Responsabilidades da Família para Com a Igreja
A) Participação Assídua Nos Cultos e Reuniões, Hb. 10. 25. A frequência aos trabalhos Resultará em Crescimento Espiritual, em Maturidade, Desenvolvimento da Fé e Contribuirá para o Crescimento da Igreja como um todo.
B) Envolvimento Nos Projetos e Na Liderança – Cada pessoa que se torna filho de Deus em Jesus, recebe do SENHOR Talentos específicos e Dons do Espírito Santo para utilizá-los, visando o crescimento do Corpo de Cristo. Efésios 4. 11 a 16. Afinal, a Igreja é uma Comunidade que Precisa Contar com a Participação de Seus Membros em Todos os projetos de Trabalho.
C) Dando Bom Testemunho Para Com os Familiares, Amigos, Vizinhos e Colegas de Trabalho - Levando-os ao conhecimento do SENHOR JESUS por meio de seu testemunho e da pregação da Palavra e os levando para a Igreja, que certamente não será difícil em virtude do seu bom Testemunho. (Uma família que não é bem quista por seus visinhos e nem pelos seus familiares, que dão mal testemunho, que vivem criando caso com todos ao seu redor, são instrumento do diabo para afastar as pessoas de Deus e da Igreja).
Vejam uns exemplos:
- Em I Pe. 3. 1- As mulheres são exortadas a ganhar seus maridos sem palavras, por meio de um bom procedimento.
- Paulo diz ao jovem Timóteo que se lembrava de sua Fé Sincera, a mesma Fé que sua avó Lóide e sua mãe Eunice tinham, dando-nos a entender que Timóteo seguiu o exemplo de suas progenitoras, II Tm. 1. 5.
- A salvação da família do carcereiro de Filipos aconteceu por uma iniciativa dele após sua conversão. A seguir, todos os outros membros deram o mesmo passo, At.16. 31 a 34.
Considerações Finais:
Amados irmãos este assunto é muito rico, mas não me delongarei mais, pois creio que, o que vimos hoje seja o suficiente para nos levar a uma reflexão quanto a nossa família e, qual tem sido o seu papel onde ela está inserida, então quero terminar este breve estudo fazendo as seguintes perguntas:
1- Qual Tem Sido o Papel da Sua Família no Crescimento da Igreja local Onde Vocês São Membros?
2- Que Contribuição Você, Seus Filhos e Familiares Têm Dado Para o Reino de Deus?
3- O Tempo Que Vocês Têm Separado Para a Igreja Tem Atendido As Necessidades da Sua Família e da Igreja?
4- Você Enquanto Igreja Tem Cumprido Seu Papel Para Melhorar Ou Estimular Um Bom e Agradável Relacionamento Entre as Famílias de Sua Igreja e dos Seus Vizinhos?
5- O Que a Nossa Igreja Enquanto Instituição e Organização Pode Fazer Para Melhorar a Relação Das Famílias Entre Elas e Também Para Com a Igreja?