sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Tema: Bíblia Um Livro Extraordinário!
Texto: II Timóteo 3. 16 e II Pedro 1. 20 e 21.
- Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. II Tm. 3. 16
- Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. II Pe. 1. 20 e 21.
Introdução:
A Bíblia é o livro mais extraordinário que a humanidade já conheceu, e certamente é o livro de Deus por Excelência. E o que a diferencia dos demais livros, é justamente a Sua Origem: “E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”. II Pe. 1. 19 a 21. E também a Sua inspiração que são Divinas. “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”. II Tm. 3. 16. Nenhum outro livro na face da terra possui um testemunho tão valioso e uma luz tão brilhante quanto á Bíblia. Sua Autoridade, Inerrância e Infalibilidade se encontram nas entrelinhas de cada versículo, de cada palavra, de cada profecia, de cada promessa.
Como cristãos é importante que reconheçamos a necessidade que temos de compartilhar Cristo com outras pessoas e de levá-las a Seus pés. No entanto, muitas vezes, não temos os fundamentos necessários para derrubar seus argumentos mentais e espirituais, porque nos falta o conhecimento básico da Palavra de Deus, veja o que o profeta Oseías falou no capt. 4 vers.6: “O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
Cada uma das verdades que há nas Escrituras, nos dá um profundo conhecimento de Deus e é por meio delas que podemos nos firmar na rocha que é Cristo. A razão pela qual você precisa conhecer a Palavra é para que tenha uma vida vitoriosa, em plenitude, e cumpra com o propósito que Deus tem para você.
1- O Que a Bíblia É?
A palavra Bíblia vem do grego Biblos que significa livro. Considerava-se que esses escritos formavam por si mesmos um conjunto concreto e determinado, sendo superiores às demais obras literárias existentes. Assim, a Bíblia é conhecida como “As Sagradas Escrituras”, conteúdo que a eleva à categoria de livro extraordinário e o é por excelência.
Ela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma “Grande e Extraordinária Carta” que enviada por Deus a todos os Seus filhos. Nesta carta contém o plano que Deus preparou para cada um de nós. Assim, a Bíblia pode ser definida como o livro sagrado que é a Palavra de Deus escrita por diferentes autores mediante a revelação do Espírito Santo.
A definição canônica de Bíblia é a revelação de Deus a humanidade, (II Tm. 3. 16 e II Pe. 1. 21). Ela é Sagrada porque Contém a Autoridade e Inspiração Divina.
2- Qual a Sua Necessidade?
Como a Bíblia é a revelação escrita de Deus aos homens, embora Ele também tenha se revelado por meio de Suas obras, isto é, a criação, (Sl. 19. 1 a 8, Rm. 1. 20). Mais é na Palavra Escrita de Deus, que temos uma revelação especial e muito maior. E em Cristo, que é a Palavra de Deus Viva e encarnada, (Jo. 1. 1). E esta revelação tornou-se necessária e fundamental ao homem depois da queda.
3- Como Ela Foi Escrita?
A Bíblia foi escrita ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 autores diferentes, nas mais diferentes condições e épocas, mas foi inspirada unicamente por Deus. Deus usou pessoas como Seus instrumentos para transmitir a Sua grandiosa mensagem.
Cada escritor manifestou seu próprio estilo e características literárias. Entretanto, há na Bíblia um só plano ou projeto, que de fato mostra a existência de um só autor divino, guiando os escritores.
Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas “Traduções Orais”, que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram “passar para o papel” essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. Ela foi terminada de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João, (que escreveu o Apocalipse).
4- Como Ela é Formada?
A Bíblia é formada por 66 livros sagrados ou canônicos. Desses 66 livros sagrados, 39 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra Testamento significa Aliança ou Pacto.
Cânon é um grupo de livros da Bíblia aceitos como escrituras por estarem de conformidade com os padrões de inspiração divina. Vem do grego “kanon”, que significa uma regra para medir, que metaforicamente é um padrão ou regra de conduta.
As duas divisões são naturais e representam 02 pactos, (Jr. 31. 31 e Hb. 8. 13). A divisão do texto Bíblico em capítulos e versículos que temos hoje, não vem do original. A primeira Bíblia que trouxe essa divisão foi a Vulgata em 1555.
5- Quais os Idiomas Que Foram Usados para Escrever a Bíblia?
Foram usados três idiomas: Hebraico, Aramaico e Grego.
O Antigo Testamento foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico, (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.
6- Como Podemos Interpretar a Bíblia?
A interpretação da Bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo, ou ao nosso bel prazer. Ao ler a Bíblia, devemos orar para que o Espírito Santo nos revele as verdades nEla contidas, pois a Bíblia se interpreta por Ela mesma.
O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada e causa o que vemos ao nosso redor.
7- Qual é o Tema Central da Bíblia? – Jesus é o tema central da Bíblia. (Rm. 11. 36).
Considerações Finais:
Para terminar quero deixar claro que devemos ter a plena e absoluta convicção quanto ao valor da Palavra de Deus em Nossa Vida, pois a Palavra de Deus possui um valor inestimável, que certamente pode mudar a nossa história. Como disse o sábio: “Toda palavra de Deus é pura; Ele é um escudo para os que nele confiam”. (Pv. 30. 5). Sendo assim é fundamental conhecê-la e saber aplicá-la ao nosso dia-a-dia.
A Palavra do Senhor é responsável pelo funcionamento de todas as coisas. Isso não significa que necessariamente tudo o que acontece é porque Deus quer, mas com certeza tudo passa pelo Seu conhecimento. E para desenvolver uma boa intimidade com Deus é necessário que conheçamos bem a Sua Palavra. Ela é o “manual” que nos dirige no caminho de revelação do Eterno, Ela é nosso Norte, e é nEla que buscamos a vontade soberana de Deus, e é por Ela que Deus se revela e nos fala, e é Ela que não volta vazia quando é pregada corretamente. É por tudo isso que: Bíblia É Um Livro Extraordinário! Amém.