segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Tema: Restauração Já

 

Texto: II Reis 18. 1 a 7

1- No terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.

2- Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Abi e era filha de Zacarias.

3- Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai.

4- Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.

5- Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.

6- Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés.

7- Assim, foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía, lograva bom êxito; rebelou-se contra o rei da Assíria e não o serviu.

 

Introdução:

Nos meses de junho e julho li o livro A Monarquia de Israel Glória e Ruína, este livro trata de uma leitura cronológica dos livros I e II Samuel, I e II Reis e I e II Crônicas, os quais lemos juntamente com o livro. O que me chamou a atenção no livro e no estudo delefoi a vida e a ação dos reis de Israel, a Palavra de Deus mostra com clareza como os reis que desviaram dos caminhos de Deus levaram o povo dEle para a ruína e miséria, ao contrario aqueles reis que buscaram o retorno ao Senhor lograram êxito em todos seus pleitos, e também mostrou que como o rei teve dificuldades em levar o povo ao retorno nos caminhos do Senhor. Um rei que me chamou muito a atenção foi Ezequias.

Ezequias que também foi um reformador, podemos falar sem medo de errar que a história de Judá éuma antes e uma depois dele, ninguém buscou a Deus como ele nem antes nem depois dele (Vers.5), foi a atitude desse líder que impediu a tragédia da invasão assíria em Jerusalém, quando o povo é levado a ouvir a Deusele é poupado da escravidão e da miséria, quem não escuta a voz da graça, precisa ouvir os gritos das chicotadas nas costas. E nesta noite queremos conhecer um pouco sobre avida de Ezequias, e aprender as lições importantes que podemos tirar dessa história:

 

1- Andar com Deus Em Qualquer Tempo ou Situação – Vers. 9 a 12

1.1- Ezequias nos ensina que o homem não é produto do meio como afirmou o filosofo John Locke. A sociedade de Israel e de Judá estava em total decadência, entregue a apostasia religiosa e à decadência moral. MasEzequias se dispõe a andar com Deus e fazer aliança com Ele. Irmãoisso nos mostra que você pode escolher ser diferente daqueles que vivem ao seu redor.

1.2- Ezequias não tinha testemunho dos de fora. Foi durante o seu governo que o rei da Assíria levou cativo o reino do norte por causa de suas muitas transgressões, enquanto os irmãos nortistas estavam vendidos ao pecado, mas ele estava buscando a Deus.

1.3- É bastante claro que hoje também vivemos numa sociedade decadente, os valores absolutos estão sendo tripudiados, a verdade está sendo escarnecida, o casamento ridicularizadoa família está sendo bombardeada, a honestidade está se tornando um valor em extinção, pureza moral está desaparecendo, a piedade e compaixão estão sendo desprezada. 

 

2- Andar com Deus Mesmo Sem Exemplo emCasa – Vers. 1

2.1- Ezequias não tinha testemunho dentro de casa, seu pai, o rei Acaz, era um homem ímpio, idólatra, perverso, e assassino, ele queimou seus próprios filhos em altares pagãos, ele substituiu o altar da Casa de Deus pelo altar de um templo pagão, ele misturou a fé com o paganismo. Então Ezequias não tinha um bom modelo dentro de casa, seu pai era um homem desprezível, mas ele escolheu ser diferente, ele rompeu com sua triste tradição familiar, ele deixou os maus caminhos do seu pai, ele não seguiu os terríveis e pecaminosos passos do pai.

2.2- Amados irmãos nós não escolhemos nossa família, mas podemos escolher nossas atitudes e nosso rumo, nossa família pode não ser o que queremos, mas nós podemos escolher não andar no erro dos nossos pais. Vejam esse exemplo: Os dois irmãos que tinham um pai bêbado. Um venceu na vida, o outro foi preso. Um repórter perguntou a ambos: Por quê? A resposta me parece obvia: ou seja, um fez a escolha de não seguir os caminhos do mau exemplo do pai enquanto o outro seguiu os caminhos do pai.

 

3- Buscar uma Restauração Espiritual Na Direção da Palavra – II Cr. 29. 2 a 5

1.1- Uma Reforma de Vida

Ezequias fez o que era reto perante o Senhor (Vers. 2). Ele fez aliança com Deus (Vers. 10). Ele confiou no Senhor (II Rs. 18. 5). Em tempos de prova ele exortou o povo a pôr a sua confiança em Deus (II Cr. 32. 7 e 8). Ele apegou-se a Deus como um homem piedoso e não deixou de segui-lo, guardando os mandamentos de Deus (II Rs. 18. 6). A Bíblia diz que nenhum dos reis de Judá confiou tanto no Senhor como ele (II Rs. 18. 5).

2.2- Uma Reforma da Casa de Deus

A) Quebrou os ídolos (II Rs. 18. 4). Deus abomina a idolatria. Ele rompeu com o que estava errado dentro da Casa de Deus. Ele fez uma faxina dentro da Casa de Deus. Ele, como Neemias, jogou os móveis de Tobias para fora da Casa de Deus. Ezequias fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera. Ele não promoveu no seu reino o misticismo religioso. Hoje, há muitas práticas estranhas dentro dos templos cristãos. O culto precisa ser Bíblico senão será anátema. Deus não aceita fogo estranho no Seu altar.

B) Tirou toda imundícia da Casa de Deus (II Cr.29. 5) A Casa de Deus estava cheia de ídolos, de altares pagãos, introduziram coisas estranhas ao culto, práticas pagãs foram introduzidas, o culto tinha perdido sua pureza, o sincretismo religioso misturava paganismo com o culto a Deus, isso era abominação para Deus, isso levou o reino do norte ao cativeiro. 

Amados irmãos o avivamento começa com a purificação (II Cr. 714; Rm. 12. 1 e 2). Deus não habita em santuários feitos por mãos, o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, precisamos preparar este santuário para que Cristo habite plenamente nele (Ef. 3. 17).

C) Abriu a Casa de Deus (II Cr. 29. 3) Acaz havia fechado a Casa de Deus, mas agora, Ezequias abre a Casa de Deus, pois quando o culto santo ao Deus vivo está em baixa, a nação está em crise, se o pecado é o opróbrio das nações, a nação que teme ao Senhor é feliz a Casa de Deus deve ser lugar de encontro com Deus, a Casa de Deus precisa ser lugar de salvação e não de desvio.

D) Santificou os Obreiros da Casa de Deus (II Cr.29. 5)Não apenas o templo precisa ser santificado, mas também os obreiros, Deus leva muito a serio Sua obra, Deus está mais interessado em quem nós somos do que no que nós fazemos, pois a vida precede ministério, Deus não requer apenas ajuntamentoEle quer vida santaEle quer Santidade, Não basta apenas pisar nos átrios da Casa de Deus, é preciso ter uma vida santa.

E) Restaurou os Dízimos na Casa de Deus (II Cr.31. 5 a 12)Onde o coração se volta para Deus o povo traz com abundância dízimos e ofertas, odízimo é um aferidor do coração, ele mede a nossa temperatura espiritual, uma reforma religiosa passa pela devolução dos dízimos, pois disso depende o sustento da Casa de Deus, não se enganepois deixar de devolver os dízimos é desamparar a Casa de Deus, devemos com fidelidade e amor trazer todos os dízimos para que haja mantimento na Casa de Deus, o dízimo é santo ao Senhor, jamaispodemos retê-lo, subtraí-lo nem administrá-lo.

 

4- Confiar em Deus eToda e QualquerCircunstância – II Rs. 19. 19

4.1- A primeira investida da Assíria foi rechaçada(II Rs. 18. 7)

4.2- A segunda investida da Assíria, o acordo apressado (II Rs. 18. 13 e 14)

4.3- A terceira investida da Assíria, a confiança em Deus prevalece (II Rs. 18. 22, 30, 32b e 35). 

 

5- Humilhar-se Diante de Deus – (Rs. 20. 1 a 5)

5.1- Uma ordem urgente – (II Rs. 20. 1)Deus diz a Ezequias por intermédio de Isaías: Põe em ordem a tua casa, porque certamente morrerás e não viverás (Is 38.1). Sua vida está em ordem? Sua casa está em ordem? Você está preparado para morrer? Se nãocertamente você não está preparado para viver.

5.2- Uma oração fervorosa regada de lágrimas – (II Rs. 20. 2 e 3)Ezequias se humilhou diante de Deus, ele exaltou seu coração diante de Deus: talvez pela sua riqueza, talvez pelas suas conquistas, masagoraele se humilha e Deus ouve sua oração.

5.3- Uma resposta imediata de Deus – (II Rs. 20. 4e  5). Deus dá mais do que o rei pede, dá cura para a doença e vitória contra o inimigo, Deus afasta a doença e afasta o adversário, tanto a doença quanto o inimigo estavam sob o controle de Deus.

5.4Uma vitória extraordinária – (Is. 38. 20)Ezequias agora toma a decisão de louvar a Deus na sua casa todos os dias da sua vida, Alguns estudiosos crêem que o Salmo 116 foi escrito por Ezequias, outros crêem que o Salmo 126 foi escrito por ele depois do livramento do cerco de Senaqueribe.

 

Considerações Finais:

Não há dúvidas de que Ezequias foi um homem, um rei extraordinário, ele fez uma reforma porque buscou a Deus, obedeceu a Deus, e confiou em Deus, ele agarrou-se a Palavra e à oração, ele preferiu ouvir o profeta de Deus, a atender às ameaças dos poderosos. Ezequias fez a escolha certa, na hora certa e com a pessoa certa. 

Certamente podemos aprender muito com ele, precisamos olhar para nossa vida e ao nosso redor, precisamos tomar decisões importantes e fundamentais, precisamos fazer a escolha certa assim como o rei Ezequias fez, pois ele: “Porque se apegou ao SENHORnão deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés.”. 

Não sei como está a sua vida e a sua relação com Deus, acredito que diante de tantos acontecimentos, talvez você esteja se sentido perdido e preocupado, ou que sabe indiferente, então se você está nessas condições está na hora de buscar a restauração da sua vida. Lembre-se que o povo de Deus na época de Ezequias também estava perdido e afastado dEle, mas Deus no Seu amor levantou Ezequias para restaurar Seu povo. 

Então hoje é a oportunidade que Deus está de dando para que sua vida seja restaurada, assim como Ezequias, escolha: Andar com Deus EmQualquer Tempo ou Situação - Andar com Deus Mesmo Sem o Exemplo em Casa - Busque uma Restauração Espiritual Na Direção da Palavra - Confie em Deus em Qualquer Circunstância - Humilha-se Diante de DeusAmados não deixemque a mornidão e a acomodação continue dominando a sua vida, não permitas que as novidades do “mercado” evangélico lhe seduza, tome uma decisão agora e deixe que o Espírito Santo Restaure a sua vida, pois precisamos de Restauração JáAmém.