quarta-feira, 25 de março de 2020

Tema: O Centro de Nossa Vida!


Texto: João 15. 1 a 5.
1- Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2- Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
3- Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado;
4- Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim.
5- Eu Sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.

Introdução:
Você não precisa ser: Agrônomo, Engenheiro Florestas, Agricultor ou Jardineiro para saber que quando se poda uma árvore ou uma planta, aqueles galos cortados não sobreviverão, pois ele foi desligado daquilo que dava todos os nutrientes necessários para a sua vida. 
É neste sentido que Jesus usa a Videira que era uma planta muito conhecida e também muito importante para o povo naquela época, quando Jesus se apresenta com a Videira é porque sabia que as pessoas conheciam bem a importância dela e também das rotinas necessárias para mante-las sempre produzindo e os galhos cortados ou podados não teriam outro uso a não para ser queimado, uma vez que perderam a vida ao serem desligado do tronco, e é exatamente neste sentido que gostaria de contextualizar como os irmãos hoje.  
Eu fico impressionado como o ser humano se achaAuto Suficienteele acha que pode viver sem Deus e da forma que ele bem quer, mas se esquece que: Não vos enganeisde Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semearisso também ceifaráPorque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupçãomas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. Gl. 6. 7 e 8.
Quando se trata de pessoas do mundo, eu não me espanto, pois o mundo jaz no maligno, mas quando vejo essa atitude de pessoas que se dizem “crentes”, daqueles que fazem parte da igreja, isso é muito triste e lamentável, pois o verdadeiro “crente” não pode querer viver fora da vontade de Deus, ou de querer andar de certa forma distante de Deus, Jesus foi bem enfático ao falar: “Eu Sou a videira, vósos ramosQuem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito frutoporque sem Mim nada podeis fazer. (Vers. 5). Dessa forma aprendemos que andar com Deus é crer n’Ele em qualquer situação, seja nos tempos de Refrigério ou no meio das Dificuldades, das Ameaças, na Escassez, na Seca, na Fome, e no Meio das Provações. Mas Os Desertos da Vida” é que nos mostra onde está nosso coração. É no meio das Provações e Tentações, que nos fazem tomar atitudes, sejam elas certas ou erradas. Diante dessas situações Ou Confiamos em Deusindependente das condições que estamos passandoou ficamos buscando solução onde não tem segurançabuscando força que não que não se pode achare assim sair dadireção de Deus.
Aprendemos que a finalidade do Evangelho é apontar para Jesus, mostrá-lOfazer com que tudo esteja voltado para Ele. O Evangelho nos mostra a Salvação, a Vida Eterna, e em consequência a cura das nossas enfermidades, a nossa libertação das garras do diabo por meio de Jesus Cristo. Mas para que venhamos a desfrutar de tudo o que Ele nos prometeu, temos que ter a Jesus Cristo como

1- Centro da Pregação - I Co. 2. 1 5.    
A nossa pregação tem que ser Cristocêntrica; Jesus Tem Que Ser o Centro daIgreja, da Pregação, a igreja tem que ter como objetivo levar o ouvinte a Jesus Cristo.  
A pregação não se resume aos pregadores de púlpito, mas todos nós que experimentamos a Jesus em nossas vidas. Temos que pregar com a nossa vida, e o centro da nossa pregação tem que ser Jesus Cristo. II Tm. 4. 1 e 2; Mc. 16. 15. Posso dizer em alto e bom som que Jesus Cristo é o Centro da minha vida e da minha Pregação. Muitos dizem que têm grandes experiências com Jesus, mas por timidez ou vergonha preferem falar de tudo, menos de JesusJesus só é o centro da nossa pregação quando Vivemos para Ele e falamos sobre Ele. II Tm. 1. 8 a 10; Rm. 1. 16 e 17; Mt. 10. 32 e 33.

2- Centro da Fé - Rm. 5. 1 a 11 
A nossa Fé têm que estar depositada somente em Jesus Cristo, pois não existe nome ou coisa, pessoa que pode nos dar salvação, vida eterna, cura e libertação; Fp. 2. 9 a 11. Jesus Cristo é centro da minha Fé!
Muitas igrejas hoje têm como objetivo levar seus ouvintes à busca de coisassureais, coisas materiais, coisas voltadas para este mundo. Jesus não tem nada contra alguém buscar coisas melhores para sua vida aqui, mas isto não é mensagem de Jesus Cristo. Para que Jesus Seja o Centro da nossa Fé é fundamental crer na Palavra do próprio Jesus Cristo. Jo. 7. 16 e 17; Mt. 6: 19 a 21 e 25 a 34; I Tm. 6. 3 a 10.
Não se engane quando a nossa Fé Não está de acordo com a mensagem de Jesus CristoEle não é o centro da nossa féCom certeza estamos vivendo noenganoe não estamos nem podemos agradar a Deus. Is. 29. 14 e 30. 1.
Alguém pode pensar que essa atitude é muito radical, mas segundo John Stott no seu livro O Discípulo Radical: “Radical é aquele que raízes profundas que não nos deixa cair em qualquer ventania de doutrina ou de dificuldade”. É verdade que a Bíblia nos garante prosperidade, riquezas, bênçãos materiais,mas a finalidade do Evangelho, Mensagem do Senhor Jesus Cristo é para nos Salvar e nos Preparar para a Vida Eternaé estar com Ele na glória. Ap. 19. 1 a 9; Mt. 22. 1 a 14.

3- Centro do Culto - Rm. 12. 1 e 2 e Jo. 4. 23 e 24.
Alguém pode achar que vai a igreja para receber algo no culto, está enganado, pois o culto existe Unicamente para Adorar e Louvar a Deus ao Senhor Jesus, o culto é feito exclusivamente para Ele e por Ele, mas apesar disso quando O cultuamos de todo o coração e em verdade, nós é quem ganhamos e saímos do culto cheios de alegria por ter se encontrado com DeusCl. 1. 15 a 18.
Muitos cultos têm como principal ou centro, um grande pregador, um cantor famoso, banda famosa, alguém que faz sinais” o triste é que: Jesus nestes cultos Não é nem mencionado. Com certeza nestes cultos Jesus não é o centro. I Pe. 1. 18 a 21; Rm. 1. 19 a 23; Cl. 2. 22 e 23; Jo. 3. 29 a 31. Jesus Têm Que Ser o Maior Propósito para Irmos Aos Cultose temos que ir aos cultos para Adorar a Jesuspara Servi-lo, para Senti-lo; para Jesus nos falar por intermédio do Espírito Santo pelos Verdadeiros pregadores da PalavraJesus Tem que Ser o Centro do Meu Cultodo seu Culto. Rm. 12. 1 e 2.

4- Centro da Vontade - Jo.14. 15 a 23.
Jesus quer que deixemos que Ele domine a nossa vontade, o nosso desejo. Jesus quer ser o centro da nossa vontade. E para Jesus ser o centro da vontade, Ele tem que Viver em nós. Jesus Quer Ser o Centro da Nossa VontadeJo. 14. 15 a 23; I Co. 2. 13 a 16.
Para entendermos Jesus como centro da nossa vontade, é só andarmos em obediência ao Evangelho do Senhor Jesus. Jo. 7. 16 e 17; II Co. 10. 3 a 5.
Muitos dizem ser cristãos, mas na hora entre escolher entre a sua vontade (seu ego), e a vontade do Senhor Jesus, ele faz a vontade dele e não a do Senhor Jesus. Mas Jesus deixou para nós exemplos de como devemos agir em relação a nossa vontade e a vontade d’Ele. Mt. 26. 26 a 42; Fp. 2. 5 a 8.

5- Centro da Vida - Gl. 2.  20 e At. 17. 27 e 28.
A nossa vida, alma, corpo e Espírito, têm que ter como centro a Jesus Cristo, Ele tem que ser a razão do nosso viver. Temos que viver somente para Jesus. Faça esta pergunta para você mesmo: Quem é o centro da Minha vida? O centro da sua vida pode ser você mesmo, pode ser a sua igreja, seu pastor, seu trabalho, sua família, seu carro ou um bem qualquer. Mas Centro da Suada Minha Vida Tem Que Ser Jesus Cristo. I Co. 11. 28. Pois Jesus Cristo quer ser o centro das nossas vidas. Porque d’Elee por meio d’Elee para Ele são todas as coisasA Elepoisa glória eternamente. Amém!”. Rm. 11. 36.

Considerações Finais:
Centro de Nossa Vida deve ser Andar com Deus em Espírito e em Verdade, e Viver em Todo Tempo com Deus. E Cultuar a Deus com Nossas Razões, com o Entendimento e Ações para Viver n’Ele. Oferecer Culto a Deus e Viver Para Ele, em Toda Nossa Forma de Viver.
Precisamos estar conscientes de que Deus em Cristo Jesus está em nós, habitando em nós, pelo Seu Santo Espírito. Precisamos viver em Cristo e ter Sua Mente, para ter as Suas ações em nossas vidas, como disse Paulo:Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-loNósporémtemos a mente de Cristo”. I Co. 10. 16.
Quando estamos em Jesus e vivendo para Ele, temos a Sua Fé, a Sua Unção e Poder de Deus em nossas vidas que nos faz triunfar no meio das provações.
Deus nos deu poder, pelo Seu Espírito, para viver e superar toda e qualquer dificuldade é Ele quem nos dá a vitória, pois Ele Jesus é o Centro de Nossa Vida! Deus nos abençoe Amém