Tema: Fortalecendo Na Crise
Texto: I Coríntios 15. 57 e 58
“Graças a Deus, que nos dá a Vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, Sede Firmes e Constantes, sempre Abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que o Vosso Trabalho Não é Vão no Senhor.”.
Introdução:
Não há dúvidas que a igreja de Jesus está vivendo uma das maiores crises desde o seu inicio, eu creio que nenhuma delas apesar de situações de muita violência no passado e em alguns países ainda hoje, não a levou a ter que deixar prestar culto coletivo,pois a Igreja de Jesus nunca fechou Suas portas e nem jamais fechará definitivamente, e mesmo que seja por um motivo de saúde, mas de qualquer forma, hoje a igreja é forçada a cancelar seus cultose reuniões, o que considero muito triste e ruim para nós hoje, creio que o grande perigo e que seja o grande propósito do diabo, é que a igreja deixe de se congregar e se esfrie e se acostume ficar longe da comunhão, mas o nosso Deus é tão maravilhoso que vai transformar essa crise em benção para aqueles que souber aproveitar os momentos sem o trabalho secular e sem os trabalhos da igreja, para Orar mais Intensidade, Ler a Bíblia com mais Vontade e Testemunhar de Jesus com Alegria, esse crente certamente será muito abençoado e não esfriará.
Mas quanto ao quadro do que está acontecendo hoje, vemos que: Os órgãos Internacionais de Saúde deram conta de uma pandemia do novo coronavírus. Essa situação trouxe consigo e de uma forma bem reforçada Palavras como: Medo, Incerteza, Crise, Quarentena, Fechamento do Comércio, Instituições Publicas, Escolas e até mesmo de Igrejas, temos a possibilidade de vir a Faltar de Produtos nos mercados e etc. Tudo isso vem ganhando as manchetes por todo o mundo.
Mas amados irmãos eu creio que em tempos assim, onde muitos se vêem perdidos, Nós os verdadeiroscristãos devemos nos agarrar ao que foi dito pelo Espírito Santo e passarmos depender ainda mais d’Ele e a confiar mais em Deus, pois muitas vezes vivemos por nossa conta, sem saber o que Deus quer de nós. E mesmo diante de grandes crises os cristãos podem e Devem Ser e Fazer Toda a Diferença nesses tempos difíceis, a sabedoria nos leva ver a Grande Oportunidade para sermos Instrumentos de alivio as pessoas, temos que mostrar a Esperança e o Amor de Deus por eles.
Não precisamos de ter muita sabedoria para perceber que viemos numa sociedade que é idólatra, um Estado governado por homens e mulheres ímpias, um povo que vive num Consumismo desenfreado, aí as crises mundiais se instalam, como essa que se instalou agora, mas na verdade essas crises São Grandes Oportunidades para os Cristãos de Verdade demonstrarem Sua Fé e os Reais Valores e as Virtudes de Jesus Cristo.
No texto lido vemos o Apóstolo Paulo nos lembrandoque o mais difícil já fora feito. Agora, resta-nos obedecer ao mandamento de Jesus e, assim, fazer discípulos de todas as nações. Paulo então, destaca algumas características que devemos evidenciar, como discípulos do Senhor Jesus, sendo assimirmãos quero sugerir que sigamos com Fé em Jesusnaquilo que Paulo nos ensinou nos versos lido:
1- A Firmeza – I Co. 15. 58 a.
“Portanto, meus amados irmãos, sede Firmes...”.
Esta é uma característica daqueles que não são volúveis e fracos. Firmeza lembra força e não rigidez de um alicerce inabalável. Assim, ser firme é ter um Caráter Reto e Aprovado, ter uma alma Equilibrada e totalmente ligada em Deus. Firmes são aqueles que tendo assumido um propósito, não voltam atrás. Firmes são aqueles que mesmo diante da crise não se abalam na Fé, mas reforçam a sua Confiança e Deus.
2- A Constância – I Co. 15. 58 b.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e Constantes...”.
Esta virtude imprescindível a todo crente, todo líder e discípulo, ele fala de uma atividade que não cessa e que não diminui. Lembra-nos que nosso primeiro amor não pode ser abandonado, que nossa espiritualidade tem que estar cada dia mais evidente, que nosso fervor e paixão pelo Senhor devem sempre permanecer no mais alto nível.
Apesar das reais dificuldades que ora nos ronda, quem é constante, não desiste, nem desanima. Aquele que é constante renova suas forças em Deus e se refugia na presença do Altíssimo (Sl. 91 “Aquele que habita no esconderijo Altíssimo...”). O Senhor Jesus mesmo disse que aqueles que permanecerem até o fim é que serão salvos (Mt. 10.22); ou seja, no céu não haverá lugar para aqueles que desistiram no meio do caminho, apostatando da fé e abandonando o seu Senhor e Salvador.
3- A Abundância – I Co. 15. 58 c.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre Abundantes...”
Esta característica nos remete àquilo que vai além do necessário. Ser abundante é sempre fazer mais e melhor do que nos foi pedido, sem reclamar ou murmurar. Sejamos Abundantes na Oração, no Jejum, no Serviço do Senhor, Fazendo Discípulos, mesmo que não estejamos nos reunindo nos cultos e celebração ao nosso grandioso Deus, mas estaremos sempre juntos em espírito.
4- Saber que o Nosso Trabalho Não é Vão – I Co.15. 58 c.
“... sempre abundantes na obra do Senhor, sabendoque o Vosso Trabalho Não é Vão no Senhor.”.
Essa verdade é tão grandiosa, pois tudo o que se faz na obra de Deus é maravilho e nada é vão. Tudo tem valor e vale muito a pena, tudo tem uma recompensa. Primeiro, é uma questão de Obediência. Depois, quando o Obedecemos e Cumprimos o que Ele mandou, vêm às maravilhosas recompensas que Ele prometeu. Muitos só olham para as promessas e se esquecem do trabalho que lhes cabe no Seu Reino. Façamos o que Ele ordenou com Amor e Alegria.
5- O Reconhecimento que a Obra é do Senhor – Cl. 3. 23 e 24.
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que Recebereis do Senhor a Recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”.
Não há dúvidas que o trabalho que fazemos é para Deus e não para os homens. A glória, a honra e o poder pertencem a Deus. Paulo também escreveuaos Coríntios: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co. 10. 31). E, como escreveu o mesmo Apóstolo sua segunda carta, o tesouro é de Deus colocado em vasos de barro, que somos nós“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (II Co. 4. 7).
Considerações Finais:
Amados irmãos para encerrar peço que Sonde o seu coração e responda para si mesmo e veja como está a sua: Confiança em Deus neste tempo crise oude pandemia? Será que podemos dizer como Pedro: “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus entreguem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.” I Pe. 4. 19.
Diante de tudo que estamos vivendo hoje quero propor aos irmãos:
1- Confiemos nas Providências de Deus – PoisEle é soberano sobre todas as coisas. Até os vírus servem ao seu bom propósito, mas Deus é quem dirige tudo em toda e qualquer situação.
2- Oremos Pelas Autoridades - As pessoas enfrentam uma crise mundial em tempo real. Contudo temos que ter consciência que: o corona vírus não tem partido político. Portanto, todo protocolo sanitário deve ser observado com toda sabedoria e prudência cristã. Com a vocação Diaconal precisamos expressar gestos de misericórdia com nossos irmãos e também com o próximo. Oremos pelos profissionais da saúde e cientistas para que, com a sabedoria de Deus, consigam prover a vacina para combater esse vírus.
3- Confiemos Na Infinita Graça de Deus –Lembremos no começo da igreja e da fé, os primeiro cristãos enfrentaram cativeiros, exílios, doenças e pestes e até a morte violenta por não deixar de pregar Jesus. Alguns de nós deve se lembrar da hiperinflação dos anos 80, mas passou. Diante de tudo isso, podemos testemunhar que muita coisa deu errada e muito aperto foi necessário, mas em todas as situações sempre podemos ver e Provar da Graça de Deus dispensada aos Seus filhos e as pessoas de um modo geral. Assim como o Senhor é generoso conosco sejamos generosos com as pessoas que sofrem nesse momento.
4- Que Vejamos a Glória de Deus Neste Tempo de Crise – É Deus quem irá nos proteger nessa crise! É o nosso clamor que será ouvido. Claro, Ele nos protege. Mas será que essa proteção é apenas sobrenatural, ou há formas mais ordinárias em que Ele age? Deus age de todas as formas que Ele bem quer, Ele capacita e usa pessoas nos Seus Propósitos.
Somos imagem e semelhança do próprio Deus e Ele age e cuida de nós de todas as formas que forem necessárias. Ele capacita inúmeras pessoas com dons e conhecimentos diversos. Médicos e enfermeiros que com suas habilidades e treinamento irão tratar muitos sintomas e incansavelmente salvar vidas, muitas arriscando as suas vidas nesteprocesso. Pesquisadores de diversos ramos estãodesenvolvendo pesquisas, fazendo testes, vacinas etratamentos em velocidades recorde.
Pais e mães se protegendo e buscando forma de manter o sustento, cuidar das crianças sem aula, e ainda manter a sanidade. Profissionais de comunicação tentando disseminar verdadeira informação para ajudar. Professores ensinando crianças sobre a boa e necessária higiene. Gente pra todo lado usando adequadamente o álcool em gel, estão diminuindo a intensidade dos abraços, achando formas de se manter entretida e útil nesses tempos difíceis. Pessoas labutando, mesmo assustadas, em manter transportes funcionando, bem como serviços essenciais como de energia, água, coleta de lixo, internet, segurança pública, etc. Empresas diminuindo seus lucros para ajudar na crise.
E nós Pastores tentando animar e cuidar de corações, mesmo estando preocupados, mas confiantes e dependentes de Deus. Pessoas ajudando simplesmente pelo ato de ajudar. Deus fez essa humanidade gloriosa nos Seus filhos.
Porém isso não muda o fato de que o Deus que poderia sim fazer esses vírus sumirem num piscar de olhos, por vezes em Sua graça nos coloca paraver a multifacetada Glória de Sua imagem agindo corajosa e abnegadamente em tempos caóticoscomo este.
Portanto amados irmãos, agora é o momento de Oramos com mais Intensidade e Confiança, pois o nosso Deus nunca abandonou e nem jamais abandonará Seu Povo, agora é o Tempo de: Fortalecermos Nessa Crise, e mesmo que temporariamente não possamos estar reunidos em Culto, vamos usar todo tempo que Deus nos proporcionou nesta crise para: Orar com maisIntensidade, Ler a Bíblia com Alegria e também ler outros bons livros, poderemos enviar diariamente mensagens de Apoio e Esperança à aqueles que estão desesperançados, podermostestemunhar do amor de Jesus, em fim aproveitar cada instante para estar mais próximo de Deus e para servi-lo Mais e Melhor, pois quando voltarmos a nos reunir seremos uma Nova, Alegre e Atuante Igreja, pois soubemos usar essa crise para Servir Mais e Melhor ao nosso Deus e ao Próximo, e assim não usaremos essa situação para dar desculpas para um esfriamento espiritual.
Que o nosso Grandioso Deus nos Abençoe e nos Fortaleça Diareamente. Amém!