sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Tema: Descansar é Preciso!
Texto: Mateus 11. 29 e Salmos 37. 7.
“Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”. Mt. 11. 29.
“Descansa no Senhor, e espera n’Ele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios”. Sl. 37. 7.
Introdução:
Na segunda-feira próxima passada recebi um áudio no Zap as 6:30 da manhã, que deixou rindo por um bom tempo, e é lógico compartilhei com alguns irmãos e amigos, o áudio dizia mais ou menos isso: “Vou te falar uma coisa viu, essa semana parece que não vai acabar, pois tá demorando demais da conta”. Sabe o que me chamou a atenção é muitas vezes estamos vivendo nessa ansiedade, perdendo um tempo precioso com coisas que não valem a pena e o qual não podemos mudar, por isso não conseguimos relaxar e descansar e acabamos vivendo num constante stresse.
Creio que nesses últimos dias que antecedem a volta do Senhor Jesus; estão sendo marcados por grandes situações de stresse, mas Jesus já havia nos advertido sobre isso dizendo: “no mundo tereis aflições, mas tende bom animo...” Jo. 16. 33.
Hoje enfrentamos tantas pressões, que não está dando tempo nem mesmo de ter uma vida de qualidade. Estamos cercados por todos os lados de pessoas e situações pelas quais nem sempre temos o controle, e isso é muito ruim, pois acabamos por viver uma vida que não é nossa, assumimos uma carga que não nos pertence. São tantas as situações de pressão, que em dias assim nossa vontade é de “chutar o pau da barraca” e nos isolar em algum lugar onde não exista celular, internet, Face book, MSN, Twiter, em fim sem Redes Sociais, e assim fugir e se refugiar de tudo e de todos. Seja no trabalho do dia-a-dia, seja na obra do Senhor, sejam as situações familiares, ou mesmo na igreja, a pressão é a mesma, os resultados (frutos) é que são bem diferentes.
Diante desta constatação temos que perguntar: O que nos torna diferentes daqueles que não tem Jesus, já que somos afligidos pelas mesmas circunstâncias? Essa resposta pode mudar a nossa história, e é por isso que temos que buscar na Palavra Deus essa resposta, então o que precisamos saber e fazer?
1- Onde Buscar Descanso? – Mt. 11. 28.
“Vinde a Mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”.
Primeiro temos que admitir que precisamos de um descanso. Na Bíblia encontramos diversos os textos que podemos usar como base para poder trazer mais clareza sobre esse assunto. Uma coisa que precisamos nos perguntar é: Será que realmente eu sei o que é descansar, e o que é Descansar em Deus? Esses questionamento pode parecer uma pergunta meio estranha ou sem sentido, uma vez que nós somos cristãos, mas não é! Mas veja bem, o conceito da palavra “Descanso” no dicionário da língua Portuguesa: Período de folga; tempo em que não se trabalha; repouso. Falta de ocupação; tempo dedicado ao ócio; vagar. Maneira de se comportar que denota tranquilidade; sossego; paz de espírito.
Mas quando buscamos este conceito na Bíblia, ele tem outra conotação, pois o descanso que a Palavra nos fala, está relacionado a estar no Descanso de Deus que é muito mais do que ter uma noite de sono tranquila, é muito mais que tirar férias e ficar em um Resort sem ter o que fazer... Descansar em Deus é um Ato de Fé, é Crer que Deus está no Controle Absoluto de Todas as Coisas, mesmo que a realidade e as provas estão dizendo o contrário, Eu Tenho que Crer e, Tão Somente Crer.
Posso testemunhar que minha Fé em Jesus, cada dia mais ela é reforçada naquilo que tenho vivenciado. Pois para entrar no descanso de Deus, Basta Crer e Agir Segundo à Sua Palavra. A base de nossa Fé é Alimentada em toda a Bíblia; desde Gênesis ao Apocalipse, a Fé é a via pela qual Ele nos leva ao esconderijo do Altíssimo. Sl. 91. 1.
Pela Palavra aprendemos que Jesus é o centro do plano eterno de Deus, n’Ele estão concluídas todas as expectativas de Deus. Vejam bem, elas não serão concluídas, elas Já Estão Concluídas! Portanto o que podemos Acreditar e sem medo de errar é que Jesus é o Meu, o Nosso Verdadeiro Descanso.
O Sl. 37: 1 a 7 nos dá uma dimensão da provisão de Deus quando Descansamos n’Ele. Quem está no Descanso de Deus não teme a morte, não teme a vida. O tal: “tudo suporta”, pois sabe que em Jesus somos mais que vencedores. “Tudo coopera para o bem d’aqueles que amam a Deus...” Rm. 8. 28.
2- Como Encontrar o Descanso de Deus - João 14. 27
“Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”.
Com relação a entrar no descanso de Deus, gostaria de dizer o seguinte: “Descansar em Deus” não significa de maneira alguma deixar de enfrentar adversidades ou enfrentar oposição.
Conta-se uma história que: Certa vez dois artistas famosos a quem foi pedido para pintar ilustrações sobre a paz, de acordo com a percepção de cada um. Um deles pintou um lindo lago, quieto, tranquilo, parado, e rodeado por lindas montanhas, uma cena paradisíaca.
O outro pintou uma cachoeira forte e furiosa com uma árvore que se inclinava sobre ela e um ninho de passarinhos sobre um dos galhos desta árvore, tendo a cachoeira ao fundo. O questionamento é: Qual dos quadros descreve a paz? Em minha opinião é o segundo, pois não existe paz sem oposição. Vejam que a primeira pintura representa estagnação. A cena pode transmitir serenidade; uma pessoa pode ser motivada a ir a um lugar assim para recuperar-se. Talvez seja um quadro muito bonito, mas não representa o “Descanso de Deus.” Jesus disse: “Deixo-vos a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá”. (Jo. 14. 27). Sua Paz é uma Paz Espiritual e Seu Descanso é Algo que Ocorre no Meio da Tempestade, e não na ausência dela.
Temos que ter a plena consciência que Jesus Não veio para remover todas as adversidades de nossas vidas, Mas para nos dar uma maneira diferente de abordar e saber lhe dar com as tempestades da vida que certamente nos sobrevirão. Devemos tomar o Seu jugo sobre nós e aprender d’Ele (Mt. 11. 29). Isso significa que devemos aprender os Seus caminhos, para abordarmos a vida da mesma maneira que Ele. Jesus não se preocupou, e nós tampouco devemos nos preocupar! Mateus 11. 28 a 30.
3- Como Deve Ser o Descanso na Prática?
Creio que na prática Descansar em Deus significa abrir mão das nossas vontades, desejos e mesmo das escolhas. Esta é a primeira parte. A segunda parte é mais difícil. Não adianta apenas abrir mão das nossas escolhas e desejos se você não tomar uma decisão consequente. A ausência de escolha não significa que você está descansando em Deus, isso é um engano terrível. Essa ausência de escolha é, na verdade, uma escolha. É a escolha de não escolher. É como se você escolhesse ficar em cima do muro. E esse não é o caminho, pois não Reino de Deus não há uma posição de neutralidade.
Se quisermos realmente descansar em Deus, além de abrir mão dos nossos desejos, vontades e escolhas, devemos buscar o Senhor Intensamente, a fim de Compreender a Vontade de Deus Para Nossa Vida. “Pois Eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”. Jr. 29. 11.
4- O Verdadeiro Descanso é Revelado Na Palavra.
Muitos irmãos não acreditam que Deus deseja governar inteiramente nossa vida. Infelizmente este ensino é muito comum. Entretanto, Deus não deseja apenas nos governar, Ele deseja governar todas as escolhas da nossa vida, desde as coisas mais simples às mais complexas. Até mesmo nosso modo de serviço a Deus, à nossa relação com os irmãos da Igreja. Ele precisa ser o cabeça em todas as cosias na nossa vida.
Isto não significa que em todas as questões nós devemos buscar o Senhor em orações e jejuns, apesar de que isso seja muito importante e proveitoso. Creio a maioria de nós um dia na vida pode ter questionado a Deus sobre cada questão vivida e das atitudes, até que certo dia o Senhor certamente nos diz: "Por que você está me perguntando isso? Eu já não lhe dei a Minha Palavra?". A Bíblia não pode ser apenas um livro aberto no meio da sala, ela precisa ser o nosso guia de vida. E para todas as nossas dúvidas, podemos orar ao Senhor e buscá-Lo, pois Ele certamente responderá nossas orações. E é por todas estas coisas que devemos nos esforçar para entrar neste Descanso, abrir mão das nossas escolhas e buscar a vontade de Deus sobre para nossa própria vida. No fim das contas vemos que isso traz o Verdadeiro Descanso para a nossa alma, pois o julgo do Senhor é suave e o Seu fardo é leve.
5- Como Encontrar Descanso Para a Nossa Alma - vers. 29
5.1- Aceitar Um Relacionamento com Cristo; “Tomai sobre vós o Meu jugo”.
Há muitas pessoas que buscam se deleitar nos benefícios do evangelho, mas sem compromisso de um estreito relacionamento com Cristo. Eles desejam conhecer a paz, o perdão, o poder e propósitos em suas vidas, mas não querem compromisso com Jesus. Eles não entendem que não há cristianismo sem compromisso com Jesus. Aquele que se une com o Senhor torna-se um só espírito com Ele. Tomar o jugo de Cristo é uma Profunda e Magnífica Experiência. A escravidão a Cristo nos liberta. O jugo de Cristo é o Sinal da Liberdade. Quanto mais escravo de Cristo você se tornar, mais Livre você será. Quando você toma o jugo de Cristo você conhece a paz com Deus e a paz de Deus. Tomar o jugo de Cristo é tornar-se discípulo. É submeter-se a Cristo voluntariamente por livre e espontânea vontade, é uma escolha madura e consciente.
5.2- Assumir Uma Responsabilidade com Cristo - “Tomai sobre vós o Meu jugo”.
O jugo fala também do serviço sob o senhorio de Cristo. Assim como dois bois trabalham debaixo do mesmo jugo, o Senhor Jesus deseja que estejamos ligados a Ele no serviço do Reino de Deus. Mc. 16. 20. Quanto mais nós aprendemos de Cristo, mais nós descansamos n’Ele. Quanto mais nós temos intimidade com Cristo, mais nós encontramos Descanso para as nossas almas. Paulo diz isso de outra forma: “Agora já não sou eu mais quem vive, mas Cristo é quem vive em mim”. Gl. 2. 20. Devemos lançar não apenas a nossa ansiedade sobre Ele, mas toda a nossa vida, a nossa alma. Cristo é o nosso descanso. Ele é a nossa paz. Ele é a nossa cidade refúgio.
Considerações Finais:
Quando o fim de semana vai chegando, é comum ouvir as pessoas dizerem que estão cansadas e precisam relaxar. Porém, quando chega a segunda-feira, temos a sensação de que o fim de semana não foi suficiente para descansar (lembrem-se da história que contei do áudio que recebi logo cedo na segunda-feira). Mas por que nos sentimos tão sobrecarregados? Por que tantas pessoas, quando chega a noite, não conseguem fechar os olhos e dormir tranquilamente? Desde que não seja por causa de motivos de saúde, o cansaço muitas vezes vem pelo fato de não sabermos descansar em Deus. Nós tentamos ter o controle sobre todas as situações ao nosso redor, e gastamos muita energia para fazer com que as coisas aconteçam do nosso jeito. Porém, quando agimos assim, desprezamos o convite de Jesus: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mt. 11. 28). Talvez você já conheça esse versículo. Mas você sabe como colocar isso em prática no seu dia a dia?
Descansar significa entregar, deixar o controle das coisas nas mãos de quem sabe o que fazer. Ou seja, quando descansamos em Jesus, simplesmente desistimos de tentar controlar as coisas e querer que elas aconteçam do nosso jeito. Colocamos tudo aos pés do Senhor, e por meio da oração, recebemos força e coragem para prosseguir.
Então se você Não está descansando no Senhor, saiba que, na verdade, você está lutando contra Ele! Isso mesmo. Você Não está deixando que Ele trabalhe em seu favor. Por isso, pare de focar nos problemas e peça para Deus fazer aquilo que não está ao seu alcance. Se existe algo que tem te deixado preocupado e ansioso, conte para o Senhor o que é. Ele se preocupa com tudo o que envolve a sua vida, mas você precisa confiar que Ele sabe cuidar de tudo, muito melhor do que você. A Bíblia diz em Is. 64 que Deus trabalha em favor daqueles que Nele esperam, então tire a ansiedade do seu coração e não fique tentando adivinhar como tudo irá se resolver.
Amados irmãos Eu sei que não é fácil ficar em paz quando as lutas são muito grandes.
Mas a verdadeira Fé é colocar toda a sua alma, seu peso, seu fardo, sua vida sobre Cristo, nós devemos lançar não apenas a nossa ansiedade sobre Ele, mas toda a nossa vida, a nossa alma. Cristo é o nosso Descanso. Ele é a nossa paz. Ele é a nossa cidade refúgio. Portanto meus amados irmãos Descansar é Preciso, e só em Jesus nós realmente Poderemos Descansar. Amém