Texto: II Samuel 9. 1 a 5
1- Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?
2- Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo.
3- Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
4- E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
5- Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel.
Introdução:
Na Bíblia encontramos diversas histórias que demonstram o Amor e a Graça de Deus pelos Seus filhos. A história de Mefibosete é uma delas, essa história poderia ser chamada de “Graça Manifestada a Um Derrotado”, mas o nome não importa o que importa mesmo é A Graça de Deus Manifestada Sobre Uma Pessoa Abandonada e no Fundo Poço.
Creio que podemos afirmar que a Graça de Deus é um presente dado sem que mereçamos. A PalavraGraça na língua portuguesa vem do latim Gratus, Agradável, Amável. Já na Teologia Cristã, a “Graça” vem indicar o Favor Divino; Oferecido Gratuitamente e sem qualquer vinculo com o Mérito, com base no Amor de Deus emCristo Jesus, e recebida pela Fé e por meio da confiança na Palavra.
Graça no vocábulo grego é “Charis”. A palavra traduzida por “Graça” envolve muitos sentidos; significa: Graciosidade, Atrativos, Favor, Cuidados ou Ajuda Graciosa, Boa Vontade, Dom Gracioso.
Encontramos no texto lido um relato de Graça e Favor Imerecido, do Rei Davi para com Mefibosete, filho de Jônatas, um amigo mui amado de Davi; quea tempos atrás havia feito uma aliança de fidelidade e bênção com ele. É uma história semelhante a que Deus o Rei dos reis para com Davi, por causa de seu amor ao filho de Jônatas seu amigo, a Graça abençoa os homens como Mefibosete, apesar de seu miserável estado.
Para entendermos melhor a história da Graça sobre Mefibosete, quero destacar neste instante algumas ações Graciosas de Deus: A graça de Deus arrancou Manasses da depravação mais repugnante: era um rei criminoso, cruel, feiticeiro, implacável, demoníaco e Deus o transformou. A graça de Deus sempre realizou grandes milagres. Transformou o cruel Saulo de Tarso em Paulo o maior pregador do evangelho, ele mesmotestemunhou: “Sou o que sou pela graça de Deus”.Mas neste instante, quero falar sobre o milagre da Graça de Deus sobre: Mefibosete.
1- Quem Foi Mefibosete - II Sm. 4. 4
Podemos dizer que: Ele Nasceu Como Príncipe e como tal por algum tempo viveu cercado de riqueza e de todo luxo, mas da adolescência até a primeira faze da vida adulta viveu como um Pobre e Fugitivo.
Mefibosete era neto do rei Saul, filho de Jônatas, membro da família real, nasceu em berço de ouro, cercado de riqueza, pompa e glória; seu avô e seu pai morreram numa batalha e Davi assumi o trono. Era costume dos povos orientais quando um rei dominava um povo, ele matava todos os membros da dinastia anterior.
Foi assim que os membros da família de Saul fugiram quando souberam que Davi era o novo rei. Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação. Na pressa da fuga, ele caiu e ficou coxo o resto da sua vida. Ele era aleijado de ambos os pés. Seu nome significa: Vergonha Destruidora. Esse menino viveu escondido cerca de 15 a 20 anos, curtindo sua dor, sua vergonha, seus conflitos. Mefibosete é um retrato do homem ferido, em fuga, caído em seu pecado.
2- A Real Situação de Mefibosete - II Sm. 9. 1 a 4.
2.1- Vergonha de seu passado, pois a História de Saul estava repleta de fracassos.
2.2- Vergonha de seu Nome, Mefibosete significa “Vergonha Destruidora”
2.3- Vergonha de seu estado físico “estava aleijado”, hoje seria um Portador de Necessidades Especiais.
2.4- Vergonha de seu estado social, ele era um refugiado em Lo-Debar: “Sem Pasto”, “Terreno Deserto”, um lugar árido, seco, deserto, sem vida, morto.
2.5- A Expectativa do Futuro de Mefibosete
Os anos se passaram; Mefibosete agora é adulto,Davi já no trono, Deus abençoa seu reinado e eleprospera, e expande seu reino, forma um exército poderoso, o segredo deste crescimento e sucesso; Davi andava com Deus.
Então Davi se lembra de Jônatas e recorda sua aliança feita com ele, de ser bondoso com a descendência de Jônatas. Assim ele Faz umapergunta: “Resta, ainda, porventura alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” Vers. 1. Essa é uma pergunta que reflete Amor, Compromisso e Graça! Neste caso ele usa a palavra chesed (O termo amor, usado por Davi, vem do hebraico “hesed”, que significa: Misericórdia, Bondade, Amor Permanente, Firme, Imutável).
Veja que Davi Não pergunta: Há alguém que mereça? Há alguém qualificado? Há alguém sábio que eu possa usar nos assuntos do governo? Há alguém forte que eu possa usar no exército? Não, ele simplesmente pergunta: “HÁ ALGUÉM…?”. É uma Demonstração de Desejo Incondicional de ser Gracioso.
2.6- Uma Resposta Inadequada e Preconceituosa – Vers. 2 e 3.
Ziba o servo de Jonatas que ficou responsável por Mefibosete, responde com um triste preconceito:“Claro que sim, rei Davi, mas é um aleijado, é um coxo, é alguém indigno, imprestável. Ele não tem nenhuma importância nem aparência real”. Mas aresposta de Davi vem cheia de Graça e Bondade: “onde ele está? Em Lo-Debar = lugar árido, seco, deserto.
3- A Ação de Deus Para Mudar a História de Alguém Sem Esperança – Vers. 5 a 7.
Mefibosete estava com medo quando foi encontrado; pensou que seria seu fim, a sua morte, mas Davi agiu sem causar medo, ele não buscava a morte e nem vingança, mas a Graça, Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo.
Essa é a mesma atitude de Jesus para conosco,pois Se manifestou cheio de Amor e Graça eVerdade, veio para Resgatar e Salvar o que estava perdido. Veio para nos colocar de pé, Ele não esmaga a cana quebrada, a palavra que Jesus mais usou foi Não Temas; Ele veio não para esmagar, julgar, condenar e humilhar, Ele veio de braços abertos para Salvar, para Perdoar, para Curar eLibertar da escravidão e da morte eterna.
3.1- A Restauração Promovida Pela Graça
Veja que Mefibosete Nasceu Para Ser Príncipe, na sua infância, ele gozou da companhia do pai e das benesses de um príncipe. Da mesma forma que o filho pródigo antes de sair de casa. Mas sua história depois foi marcada pelo medo, doença e pela miséria.
3.2- Mefibosete Ficou Aleijado dos Pés
– Assim como Mefibosete, o homem sem Cristo também está coxo, não pode andar direito. Ele cai, tropeça, não consegue andar em veredas retas. O homem sem Cristo não fica de pé, não caminha na direção de Deus.
3.3- Mefibosete Caiu
– Ao ocorrer à tragédia, veio também o medo, e Mefibosete levou um tombo que afetou toda a sua vida.
– O mesmo aconteceu com você por causa do pecado. Sua inclinação é para o mal, a carne é inimiga de Deus, você é permanentemente aleijado na terra.
3.4- Mefibosete Morava em Lo-Debar
– Mefibosete morava num lugar árido, seco, deserto, sem vida, morto.
– Você também, longe da graça de Deus, vive num mundo morto, sua vida é árida, seca, não há alegria, não há paz, só existe medo e escravidão.
3.5- Mefibosete Foi Amado Incondicionalmente
– Assim como Mefibosete foi Alvo do Amor e da Bondade de Davi por causa do Amor e Compromisso com Jônatas; Deus também, da mesma maneira, nos aceita incondicionalmente, e nos salva por causa da obra redentora de Cristo em nosso favor.
– Assim como Davi estendeu sua bondade a alguém sem méritos, Deus nos dá Sua Maravilhosa Graça Sem Merecimento Algum.
3.6- Mefibosete Nada Tinha, Nada Fez e Nada Merecia
– Ele nem sequer tentou ganhar o favor do rei, só pode aceitá-lo humildemente, Ef. 2. 8 e 9, diz que somos salvos pela graça. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
– Nós, também, pecadores sem esperança e totalmente sem merecimento, indignos da Graça, humildemente aceitamos o favor do Rei Jesus.
3.7- Davi Removeu Mefibosete de Sua ExistênciaMiserável
– Lo-Debar era um lugar de aridez e desolação.
– Davi o tirou de lá para um lugar de comunhão e honra.
– Deus fez o mesmo por nós. Ele nos resgatou do nosso Lo-Debar pessoal de escravidão e miséria. Ele nos tirou do tremedal de lama. Ele nos tirou de uma vida árida e nos levou para Sua casa, onde temos comunhão com Ele, e nos assentamos à Sua mesa com os Seus filhos, e gora, assentamo-nos à mesa do Pai em comunhão com os seus outros filhos.
- Nós, também, fomos adotados na família de Deus. Somos filhos, herdeiros. Temos intimidade, liberdade. Temos o nome do Pai, a natureza do Pai, a herança do Pai.
3.8- O Coxear de Mefibosete Era Uma LembrançaConstante da Graça do Rei
– Somos pó, somos cinza, somos indignos, somos pecadores; Nada merecemos; Nossa condição imperfeita nos impede de esquecer jamais que onde abunda o pecado, a Graça Superabunda.
Considerações Finais:
Uma dádiva imerecida, de fato, Mefibosete não tinha feito nada que ganhasse este presente, mas, houve um compromisso entre Davi e Jônatas, e aquele dia era dia de graça, e Mefibosete por ser filho de Jônatas, era o receptor da graça de Davi. “… Por amor de Jônatas...”. O que ele ganhou: Terrenos, casas, servos, riquezas, e o direito de comer na mesa do rei, junto com seus filhos. II Sm. 9. 10 e 11 (Sl. 113. 7 a 9).
Devemos humildemente receber a graça de Deus por intermédio de Jesus Cristo, nosso Salvador.Assim como o rei removeu o aleijado de sua miserável existência, de um lugar árido e desolado para um lugar de comunhão, riqueza e honra. Deus nosso Pai Celestial, faz o mesmo por nós, Ele nos liberta de nosso “Lo-Debar” pessoal de miséria e nos leva para um lugar de bênção, de honra e riqueza; a comunhão com Ele, comendo as iguarias do rei, e sentando ao lado de seus filhos: os príncipes de Deus.
Mefibosete sentou-se à mesa, junto com outros filhos do rei: Salomão, Absalão”…; Somos convidados a sentarmos juntamente com os filhos de Deus, os heróis: Paulo, Pedro, Tiago, Barnabé, Priscila, Febe, Maria, Lucas, Mártires eEvangelistas…”.
A vida de Mefibosete é semelhante a nossa, pois Deus tem oferecido a humanidade a Sua graça, o Seu amor e Sua misericórdia, assim comoMefibosete que foi convidado para receber essa graça, aceitou e sentou-se ao lado de príncipes, filhos do rei.
Termino te perguntando:
1- Você já experimentou a Graça de Deus na sua vida? Você também já foi tirado da sua terra árida, do seu cativeiro, da sua miséria?
2- Você tem se deleitado em viver na casa do rei, ao redor da mesa do rei, com os demais filhos do rei?
3- Você tem vivido de modo digno de Deus, ao ser atacado pelo inimigo ou tem dado brechas?
4- Você quer, agora mesmo, experimentar o milagre de Deus na sua vida?
Então Hoje é o dia, a hora é agora para você deixar de viver no seu Lo-Debar e receber a Graça de Deus sobre tua vida. Receba agora e passe a comer a comida de príncipe na mesa do Rei da Glória, pois você Não é mais O Príncipe da Vergonha, Você é por Jesus Cristo Filho do Rei, Co-herdeiro com Cristo Jesus. Amém.