sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Tema: Sete Coisas “Banais” Que Podem Te Afastar de Deus
Textos: Genesis 17. 1 a 4 e Mateus 6. 33
1- Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;
2- e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.
3- Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:
4- Quanto a Mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;
Mateus 6. 33.
“Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Introdução:
Ceio que quando falamos neste assunto de afastamento de Deus, vem a nossa mente, aqueles pecados que consideramos “Grandes ou Pecadão” como o adultério, a prostituição, o roubo, a mentira e o homicídio, embora esses pecados sejam terríveis e com grandes e graves concequências, mas muitas vezes não são esses tipos de pecado que tem afastado as pessoas de Deus e da igreja.
Você já parou para pensar a respeito do que realmente pode afastar um crente de Deus? Pense um pouco, as grandes pedras são mais fáceis de ver e de se desviar delas não é verdade? Já as que consideramos pequenas, são exatamente elas que podem nos fazer tropeçar, é os pecados que muitas vezes consideramos pequenos são esses é que podem nos afastar de Deus, pois o fato de os considerar pequenos, nos fazem não se importar muito com eles ou até nos acostumar, achando que isso não tem o menor problema, isso pode ser considerado como algo comum, e até mesmo rotineiro. Coisas que parecem pequenas tendem a se parecer com banais e sem valor, e se tronam pouco notadas, e parecem que não são perigosas, mas que, se negligenciadas, certamente nos afastarão de Deus mais cedo ou mais tarde. Portanto amados irmãos conhecer essas coisas e combatê-las é uma forma de nos manter fortes, e por isso devemos ser vigilantes, pois dessa forma teremos condições de permaneceremos firmes na presença de Deus. Então Que Coisas São Essas:
1- Negligenciar o Planejamento do Seu Dia – Pv. 16. 1 a 3 – Sl. 139. 1 a 4.
“Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos”.
Isso pode parecer meio bobo e até mesmo banal, e pode te levar a pensar: “o que isso tem haver com o afastamento de Deus”, veja aqui comigo, uma pessoa que vive seus dias sem pensar sobre eles, fatalmente será “levado” para longe de Deus. A falta de planejamento fará com que priorizemos tudo, menos Deus. Pois essa é a nossa natureza humana. Se ela é deixada livre e solta ela vai para longe de Deus e não para perto. Planeje o seu dia e inclua Deus nele. Pense em como será seu dia. Como irá honrar o Senhor, como vai priorizá-Lo. Se não fizer isso a correria do dia a dia poderá te deixará exausto e quem sabe até mesmo feliz por conseguir realizar tantas coisa no seu dia, isso certamente ocupará a sua mente de forma que você poderá sem sequer perceber que Deus existe, talvez seu dia seja tão afadigado que também não sobrará lugar para Deus no seu dia, e isso pode se tronar uma rotina de tal forma Deus já não fará “nenhuma falta” pra você. Então Planeje o Seu Dia e Inclua Deus como o Mais Importante do Seu Dia.
2- Negligenciar a Oração, Que Seja Por Apenas Um Dia – Lc. 5. 16.
“Mas Ele se retirava para os desertos, e ali orava”
Orar todos os dias e varias vezes por dia, também pode parecer algo meio bobo, mas é muito perigoso, pois temos uma tendência natural de nos acomodar. Jesus nos deixou um exemplo claro da importância da oração diária, pois Ele assim o fazia apesar do pouco tempo que dispunha em função da urgência e do pouco tempo que dispunha.
Hoje os nossos dias são geralmente cheios atividades, e normalmente estamos dispostos a sacrificar nosso tempo de oração para colocar outras coisas no lugar. Dessa forma deixamos para segundo plano o que é o mais importante que é a oração, pois ela é uma das principais formas de comunhão com Deus. Quando vamos aceitando que ela não seja a prioridade no nosso dia, vamos nos afastando da comunhão com o Pai. Se estiver diante de um dia corrido, mesmo assim ore. É melhor investir 15 minutos do seu sono do que sacrificar 15 minutos da sua comunhão com Deus.
3- Negligenciar a Leitura da Bíblia, Que Seja Por Apenas Um Dia – Jr. 15. 16.
“Acharam-se as Tuas Palavras, e eu as comi; e as Tuas Palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o Teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos”.
Alguns crentes acham que possível intercalar a oração com a leitura da Bíblia, ou seja, se eu oro hoje fico dispensado da Leitura da Bíblia, e vice versa, mas da mesma forma que a oração, a leitura da Bíblia é essencial para nossa comunhão com Deus, pois a Palavra do Senhor é chamada de Alimento, de Espada isso é a própria Bíblia que nos ensina. Ou seja, Ela é imprescindível para vivermos perto de Deus e longe do pecado, para lutarmos e o vencermos. Adiar as nossas meditações Bíblicas diárias também é uma coisa que não parece causar muitos problemas, mas nos enfraquecerá, pois devemos sempre tê-La na memória para lutarmos contra as ciladas do inimigo “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra Ti. Bendito és Tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos”, Sl. 119. 11. Se o dia está complicado, tente ao menos meditar em um versículo ou capítulo, isso fará muita diferença em sua vida. Não fazer isso é ir se afastando de Deus aos poucos.
4- Negligenciar a Gratidão – Salmos 116. 12 a 14.
12- Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?
13- Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
14- Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o Seu povo.
A ingratidão é um veneno mortífero, ela é como uma planta venenosa que cresce em nosso coração e nos envenena mortalmente, nos matando de uma forma lenta. Isso pode parece algo banal passar um dia sem agradecer a Deus, “a final das contas eu luto só, e no mais posso muito agradecer amanhã, isso não é tão urgente ou importante assim, Deus sabe que sou grato”. A gratidão é algo que deve estar sempre presente em nossa vida, ela deve se tornar um estilo de vida. Sem ela nos afastamos de Deus, damos glória a outras coisas e conferimos o sucesso e outras realizações a tudo, menos ao Pai, deixamos de reconhecer tudo o que conquistamos vem de Deus. Um coração grato sempre está mais próximo de Deus do que um coração ingrato, que não enxerga os milhares de motivos para agradecer.
5- Negligenciar a Participação Na Obra do Senhor – Isaias 6. 8.
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”.
Não é incomum que, com o passar do tempo, nosso coração missionário vá se esfriando. Podemos encontrar aos montes igrejas lotadas de crentes de banco. Sim, pessoas que estão assentadas nos bancos, mas longe de Deus, pois não tem o coração na obra do Senhor. Essas pessoas não ficaram assim do dia para noite. Elas foram deixando dia a dia de participar das atividades da igreja, elas perderam a importância, a obra de Deus ficou para segundo plano e assim se distanciaram da vontade de Deus. Participamos da obra se envolvendo com as pessoas, orando por elas, descobrindo nosso dom, contribuindo moral e financeiramente, com toda a nossa vida, etc. Virar as costas para a obra do Senhor e nos manter em nosso conforto, sendo discípulos meramente ilustrativos, significa que já estamos longe do Senhor.
6- Negligenciar as Verdadeiras Prioridades – Mateus 6. 33.
“Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Quais são as suas reais prioridades? Talvez você possa até responder teoricamente a essa pergunta com muita facilidade. Mas e se analisarmos suas prioridades baseados na forma como você vive o seu tempo; Será que a teoria e a prática serão a mesma coisa? Geralmente sabemos (no campo teórico) muito bem o que deve ser priorizado em nossa vida: Deus, família, trabalho, igreja, etc. Mas quando olhamos para a nossa vida prática, as prioridades não parecem ser as mesmas do campo teórico: trabalho, lazer, tevê, amigos, família, Deus, igreja, etc. Devemos trabalhar para que as prioridades corretas estejam nos lugares corretos, na prática. Desordem nas prioridades certas nos afasta de Deus e de muitas outras coisas importantes.
7- Deixar as Dúvidas Mal Resolvidas – Efésios 5. 14 a 17.
14- Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.
15- Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16- Usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.
17- Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
Você tem dúvidas sobre coisas importantes sobre Deus, sobre a Bíblia, sobre a fé? Isso parece algo bobo ou banal, mas tem afastado muitas pessoas de Deus. Resolver as nossas dúvidas, ou pelo menos nos colocar em uma postura aberta para que Deus fale conosco a respeito delas, é algo que nos mantém perto de Deus. Porém, deixar a dúvida dominar a nossa vida é o caminho certo para se afastar do Pai.
Considerações Finais:
Amados irmãos Conforme vimos muitas vezes são coisas comuns, ou banais que podem nos afastar de Deus, e é ai que o nosso arque inimigo gosta de trabalhar e fazer um estrago na nossa vida espiritual, pessoal, profissional e familiar.
Portanto amados irmãos devemos ser zelosos quando ao nosso relacionamento com Deus, não podemos permitir que os cuidados deste mundo nos afaste da Sua maravilhosa presença. Amém.