sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Tema: Jovem Faça a Diferença, Essa é a Grande Sacada!
Texto: I Timóteo 4. 12 a 16
“Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.
Introdução:
É muito comum ouvir na igreja a afirmação que as crianças e os jovens são a igreja de amanhã, mas o que esquecemos é que eles só serão a igreja de amanhã se eles forem a igreja de hoje, é por isso que temos que investir neles hoje, agora, caso contrário jamais serão a igreja de amanhã, pois isso não acontece num passe de mágica.
Portanto amados irmãos vamos investir neles hoje, agora, essa geração depende muito de nós, pois não adianta esperar deles um envolvimento maior com o Evangelho de Cristo sem que os ensinemos; ao exemplo dos jovens que compunham as gerações passadas, que Fizeram a Diferença e se tornaram mola propulsora para o crescimento do Reino de hoje.
Amados jovens muito embora vivamos neste mundo, mas não somos deste mundo, fazemos parte dele, mas isso não significa que temos que andar segundo os seus padrões, segundo as regras de comportamento que as pessoas adotaram como estilo de vida.
Sabemos que ser diferente está cada dia mais difícil, hoje tudo é mais “fácil”, as coisas chegam até vocês com total liberdade e sem filtro, a TV, a Internet, o Celular e as Redes Sociais, tudo isso os torna dependentes de um novo estilo de vida e de um modismo desenfreado, e quando menos se espera, estão agindo como pessoas que não conhecem a CRISTO, os novos padrões de relacionamentos, que são totalmente anti-bíblico passa a ser legal e aceitável, ir a lugares que antes achávamos que não edificava, hoje não importa mais, comentar sobre a vida dos outros, levantar falso testemunho, e assim este novo padrão que fere frontalmente a Palavra de Deus torna-se aceitável e comum para os cristãos e em especial para os jovens que acaba por aceitar tudo como normal.
Amados jovens ser igual aos jovens deste mundo é para os fracos. O que nós como jovens que conhecemos a Cristo estamos fazendo para mudar o ambiente onde estamos, será que nos estamos sendo testemunhas de Cristo, ou será que estamos agindo de acordo com os padrões decaídos deste mundo?
No exemplo do jovem Pr. Timóteo que era discípulo de Paulo, vemos nestes versículos Paulo exortando a Timóteo de como deveria ser sua conduta. Timóteo foi jovem como nós, tinha seus conflitos internos, seu pai era grego, sua mãe era judia, ele tinha influencias que não proviam de Deus, isso certamente poderia afastá-lo da verdade, mas ele preferiu, ele escolheu ser diferente e servir a Cristo, e então Paulo começa e instruí-lo de que forma ele deveria andar. Jovens o seu desafio é Ser e Fazer a Diferença, POIS ESSA É A GRANDE SACADA!!! Para isso quero sugerir Alguns passos para que você possa Ser e Fazer a Diferença a onde estiver!
1- Tenha Cuidado de Você Mesmo – Vers. 16 a.
Muitas vezes somos negligentes conosco mesmo, e isso nos torna muitas vezes ser o maior obstáculo, portanto temos que aprender dizer não todos os dias para os prazeres mundanos, negar nossa vontade, vigiar nosso pensamento, nosso olhar, nossa fala, temos que ter zelo, cuidado de nós, o apostolo Paulo advertiu Timóteo: “tende cuidado de ti mesmo”, Paulo sabia muito bem da vital importância do cuidado para consigo mesmo, creio que isso é uma forma de autopreservação, e você meu jovem irmão precisa entender isso e por em pratica essa dica tão importante, portanto cuide de você.
2- Conheça Bem a Palavra de Deus – Vers. 13 a.
O conhecimento é meio pelo qual saímos da escuridão da ignorância, é por meio do conhecimento que adquirimos que teremos como ensinar as pessoas. A dúvida é muito comum aos jovens, as polemicas, por isso única forma de ensinar esses jovens a serem exemplos, a andar nos caminhos de JESUS é conhecendo bem a Palavra de Deus, como nós podemos falar de alguém se antes não tivermos o conhecimento de quem é realmente esse Deus o qual estamos falando, o conhecimento da Palavra de Deus deve uma realidade na nossa vida cotidiana.
3- Renuncie As Vontades Próprias – Mt. 26. 39 b
“... Meu PAI se possível passa de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, mas como queres”.
Nosso maior e melhor exemplo é JESUS, um fato que pode nos ensinar muito foi o ocorrido com Jesus, Ele estava ali próximo a ser preso e crucificado, e estava tendo uma conversa muito difícil com DEUS, o Seu pedido foi feito, mas Ele terminou dizendo que era para ser feito a vontade do PAI e não a dEle. Nós temos assim como Jesus renunciar o nosso eu todos os dias, perguntar para SENHOR DEUS qual é a Sua vontade para minha vida, nos policiarmos em tudo o que vamos fazer para ver se minha conduta realmente é a vontade do PAI. Lembre-se meu jovem isso será libertador pra você, pode confiar nisso.
4- Seja Exemplo – Vers. 12 b.
O caminho sugerido por Paulo é incomum até mesmo nos dias de hoje. O normal são os mais velhos servirem de exemplo para os mais novos, mas nesta recomendação Paulo inverte o comum e exige do jovem Timóteo que ele seja diferente, que ela faça a diferença, essa dica na verdade é uma tremenda orientação para todos os jovens em todas as épocas, ou seja, ser uma referência para as “referências” isso mesmo que você está ouvindo é você sendo um referencia. Paulo queria que a vida de Timóteo fosse um exemplo, com uma pregação proclamada ainda que calada, pois o testemunho, as ações sempre falarão mais alto do às palavras. Ele quer que Timóteo seja uma pregação viva, uma realidade aos olhos e não somente aos ouvidos, e faz isso por um único motivo: Deus sabe que em você há um potencial enorme para o Seu Reino.
Acredito que isso seja uma tarefa muito difícil, mas perfeitamente possível, pois Deus não te pede algo que você não tenha condições fazer; então sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza é algo que Deus nos pede e nos dá condições de realizar, pois dEle é o: “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Fp. 2. 13.
Não adianta achar que não somos monitorados, mas somos vistos e de certa forma vigiados por onde andamos, as pessoas sabem que servimos a DEUS, e para isso temos que ser exemplo em tudo, para não cairmos em alguma armadilha do inimigo, conhecer bem a Palavra, ver de que forma estamos tratando as pessoas.
5- Reconhecendo e Sendo Grato a Deus Pelo Sacrifício de Cristo Por Nós – João 3. 16.
“Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna”.
O sacrifício de CRISTO por nós não foi e nunca será em vão, DEUS entregou Seu Filho para que hoje estivéssemos aqui, vamos parar de pensar que ninguém nos ama, parar de conflitos internos como: ninguém se lembra de mim, ninguém me liga, ninguém vem na minha casa, ninguém conversa comigo, ninguém me ama, ninguém me entende. Procure essa resposta na Palavra de Deus que você verá com seus próprios olhos o grande amor que DEUS tem por você, e jamais se esqueça do sacrifício dEle por mim e por você, e seja Realmente Grato por esse gesto de um sincero e verdadeiro amor. “Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. Rm. 5. 8.
Considerações Finais:
Amados irmãos Bíblia está cheia de jovens que marcaram sua história e que são provas de que Deus faz deles seus instrumentos para transformar o mundo. Na nossa história recente também temos prova que os jovens têm muita força: Martin Lutero tinha apenas 31 anos de idade quando as “95 teses” foram afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Calvino tinha apenas 27 anos de idade quando revolucionou a França ao ponto de ter que fugir para Genebra para não ser preso. Moody (um sapateiro que se tornou um dos maiores Evangelistas do século 19) tinha somente 25 anos quando, em Chicago, sua Escola Dominical tinha mais de 1000 crianças, fato que chamou a atenção nos EUA ao ponto de o presidente americano Abraham Lincoln visitar a escola. Billy Graham, com 30 anos, já havia pregado para mais de 210 milhões de pessoas em 185 países. Martin Luther King Jr. tinha 26 anos de idade quando liderou um movimento contra a desigualdade racial, foi preso e teve sua casa atacada. Tornou-se também a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Amados Jovens Deus conta com você, Ele mostra que mesmo sendo jovem você pode ser usados de uma forma extraordinária. O que lhe cabe agora é confiar se entregar sem reserva, ai você verá o que Deus fará com você e por seu intermédio.
Meus amados jovens vocês tem todas as ferramentas necessárias para Ser e Fazer a Diferença, para mudar a historia da sua vida, da vida dos nossos amigos, do seu local de trabalho, da faculdade e da sua família.
O que falamos hoje são apenas poucos passos que você pode tomar como conduta de vida, e se começar com esses com certeza DEUS acrescentará porção dobrada sobre você. Por isso meus queridos jovens, vamos buscar com toda a força lhe é peculiar ser e fazer a diferença. Você pode contar conosco vamos juntos, temos que ter em mente que sozinhos não conseguimos nada, mas juntos podemos conquistar nas nações em Jesus Cristo. E assim aprenderemos a viver de forma tal que seremos a Diferença, Pois Essa é a Grande Sacada, pois ser igual é para os fracos, qualquer um pode fazer o que eles fazem, mas que tem Jesus é que é um Jovem que vence o mundo, que você meu jovem não seja como qualquer um, mas seja a Diferença, que você Seja e Faça a Diferença, Pois Essa é a Grande Sacada. Amem.