Texto: Atos 5. 40 a 42
"Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio, Regozijando-se Por Terem Sido Considerados Dignos de Sofrer Afrontas Por Esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o Cristo".
Introdução:
Tenho dito e reitero agora, temos muito que aprender com a igreja de Atos, neste episódio onde os Apóstolos com toda sinceridade de alma se sentiram honrados por terem sido açoitados por causa de sua Fé e Trabalho na Evangelização, cumprindo assim a ordem de Jesus “Indo por todo o mundo...”.
Lucas ao relatar o que estava acontecendo, é claro ao falar que os apóstolos faziam muitos sinais e maravilhas em nome de Jesus. O poder de Deus estava atuante de um modo maravilhoso,corroborando as palavras reveladas ao povo pelos apóstolos. Pessoas eram curadas de todo e qualquer mal. Até a sombra de Pedro produzia efeitos miraculosos.
Mas, os lideres religiosos da época, os Escribas, Fariseus e sacerdotes, estavam furiosos e mandaram prendê-los. E quando foram buscá-los na cadeia, já não estavam mais, pois um anjo do Senhor os havia libertado de uma forma miraculosa. E os encontraram no templo ensinando em o nome do Senhor Jesus. Diante do Sinédrio, Pedro não se intimidou e continuava a dar testemunho de Cristo. A falar e a engrandecer o nome de Jesus, o Filho de Deus. O que os enfureceu ainda mais e por isso queriam matá-los.
Gamaliel, fariseu e doutor da lei muito respeitado na época e venerado por todo o povo disse: “Ora irmãos, vamos nos acalmar. Pois antes deles não se levantou Teudas, dizendo ser alguém, mas, tudo acabou em nada. Também Judas, e a mesma coisa aconteceu. Por isso digo, deixe-os ir, pois se este conselho é de homens, logo se desfará, mas se for de Deus não podereis desfazê-la, para que não aconteça que serdes achados combatendo contra Deus. E concordaram com ele. Eles foram açoitados, e ordenaram que não ensinassem mais no nome de Jesus”. Diante destes acontecimentos nós aprendemos que:
1- Ser Cristão é Estar na Imanência do Perigo - Rm. 8. 36
“Como está escrito: Por amor de Ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro”.
Antes de tudo e diante toda e qualquer situação devemos saber que a qualquer momento poderemosser entregue ao matadouro como o Apóstolo Paulo falou em Rm. 8. 36, Mas também temos o privilégio de saber que: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Rm. 8. 37. Aprendemos que ser Cristão é viver uma vida com mais renúncias do que ganhos. É aborrecer a vida presente amando a do por vir, aguardando a doce e segura promessa de Jesus de um dia estarmos com Ele no Céu.
O crente em Jesus não é prisioneiro da sua própria consciência, pois sua consciência está para com Deus. É estar disposto a amar a Jesus mais do que a sua vida e própria família e não ir além do que está escrito. É não ser morno, mas estar quente, não amando a Cristo em noventa e nove por cento, mas em cem por cento, com tudo o que se é: de “Todo Coração”, de “Toda a Alma”, e de “Todo o Entendimento”. Não em partes, mas com “Todo e com Tudo”.
Martinho Lutero, entendeu pelo o Espírito Santo o que é obedecer a Deus somente por meio das Escrituras, e nos deixou um legado incrível para não nos dobrarmos aos ventos de doutrinas e também para não negociarmos a Verdade, ainda que um anjo do céu anuncie algo que já tenha sido ensinado pelos Santos profetas e apóstolos: "Os ministros do Evangelho devem ser homens que não são facilmente afetados por “elogios” ou críticas".
2- O Que é o Sofrer Por Cristo?
Ainda hoje temos igrejas que sofrem açoites pelo nome de Jesus, muitas ainda são perseguidos por causa do Evangelho, mas infelizmente outras sofrem porque em muitos casos não fazem diferença nenhuma na comunidade onde está inserida.Perderam sua Relevância, se tornando parte daquelas que se fechar as portas não fará nenhuma falta na vida das pessoas, no bairro e nem na cidade. Não andam desafiando as leis de um mundo corrompido e caído. E quando se sobressaem é para envergonhar-nos com a pregação de um evangelho falso e barato, frio espiritualmente, sacrificial, legalista, pesado e anti-bíblico. Geralmente em novelas ou programas independentes de televisão pagos pelo ouvinte crendo que estão contribuindo para a obra de Deus na terra. É uma vergonha a doutrina divulgada pelos meios de comunicação. O que me incomoda é justamente é essa “Paz” que reina entre o sistema mundano e a igreja. Mas afinal Onde estão os açoites? Onde está a Relevância da Igreja diante deste mundo caótico?
Mas, quando o agir como Cristo é mais forte do que qualquer coisa, torna-se um reflexo incontrolável na vida do Cristão. Isso quando o pregar ultrapassa o simples falar e trás consigo o Amor a Cristo e ao próximo tornando-se uma coisa que nos dá prazer.Vemos que os apóstolos não conseguiam ficar sem falar do evangelho de Cristo. Mesmo sendo ameaçados, acoitados e sofrendo perseguições nos mostram que tinham prazer em até sofrer na carne, por serem verdadeiros cristãos.
3- O Sofrimento é Para a Glória de Deus:
Quem segue a Cristo deve estar preparado para tudo, até o sofrer é que nos mostra os seguintes textos:
Lc. 9. 23 – “Dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me”.
Lc. 14. 27 – “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após Mim não pode ser Meu discípulo”.
Mt. 10. 38 – “E quem não toma a sua cruz e vem após Mim não é digno de Mim”.
Mc. 8. 31 – “Então, começou Ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse”.
At. 5. 40 a 42 (Texto Lido) - “Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e... E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”.
Rm. 8. 17 – “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados”.
Diante do que a Palavra de Deus nos mostra comtanta clareza e propriedade, aprendemos que há implicações à aqueles que se convertem de verdade:
1- Romper com a Antiga maneira de viver; “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena... Uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos... E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Cl. 5. 9 e 10.
2- A Vida Deve Ser Reorganizada. O centro era o mestre e o caminho apontado por Ele. “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por mim”. Gl. 2. 20.
E assim nós encontramos 3 Grupos de pessoas bem distintas uma das outras:
1- Quem Aceitava Jesus e Tornava-se Discípulo:“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que Tu És o Santo de Deus”. Jo. 6. 68 e 69.
2- O Simpatizante: Aquele “ama” tudo, mas não há ponto de transformar a vida e o caráter. “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades. Mt. 19. 21 e 22.
3- O Consumidor: Não ouve o que Senhor estava falando, mas só se interessa em comer o pão e o peixe e ser curado, ou seja, a satisfação das suas necessidades imediatas. “Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?”. Lc. 17. 15 a 17. Mas o que aprendemos na Palavra de Deus é que: Não Há Discípulo Sem Cruz; Pois a Marca Do Verdadeiro Discípulo é a Sua Cruz.
4- As Consequências do Sofrer Por Amar a Cristo
4.1- O Crescimento da Fé e o Amor a Deus e para com o Próximo.
4.2- Nos Torna Dignos do Reino de Deus
4.3- Destrói o Prazer Pelo Pecado. Orgulho, ganância, luxúria, ódio, falta de perdão, impaciência, preguiça, procrastinação.
II Ts. 1. 3 a 5 – “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa Fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa Constância e Fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais, sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo”.
II Tm. 1. 12 – “E, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”.
Hb. 5. 8 – “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”.
I Pe. 2. 19 – “Porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus”.
I Pe. 3. 14 a 17 – “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”.
I Pe. 4. 16 – “Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
I Pe. 4. 19 – “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem”.
5- Qual o Propósito do Sofrimento? - I Pe. 5. 10 e 11
“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de Aperfeiçoar, Firmar, Fortificar e Fundamentar. A Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos”.
5.1- Primeiro Aperfeiçoar; 2– Firmar; 3–Fortificar; 4– Fundamentar; assim nos faz cumprir os propósitos de Deus, e dessa forma nós somos edificados e fortalecidos:
Ap. 2. 10 – “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
Ap. 16. 11 – “E blasfemaram o Deus do céu por causa das angústias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras”.
5.2- Glorificar a Cristo!
II Ts. 1. 4 – “... Em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,...”.
II Ts 1. 12 – “A fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, n’Ele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”.
Considerações Finais:
Infelizmente irmãos hoje em dia são muitas as pessoas que pensam que pode levar esse evangelho sem vida e tendo o homem com o centro de tudo, onde Deus é obrigado a atender todos os seus caprichos. Algumas têm até vergonha de falar de Jesus em público. E de quem é a culpa? Creio que é dos próprios cristãos por mostrarem ao mundo esse modo um evangelho tão pobre e um de viver tão ridiculamente diferente do que Jesus vivia.
Amados irmãos será que temos encarado com orgulho cada desafio de ser Cristão num mundo que não conhece e nem quer conhecer a Deus?O exemplo ora apresentado por Lucas no texto lido vemos que: Pedro e os demais apóstolos ali, se sentiram felizes por serem merecedores de sofrer pelo nome de Cristo.
Minha Esperança é que em Deus tenhamos a mesma alegria, a honra, de sermos dignos de sofrer por causa desse que nos amou a ponto de entregar sua vida por nós. Hoje sofremos, mas é por motivo exatamente contrário. Por não agirmos como Deus espera.
Amados irmãos, diante disso pergunto: Será que a Igreja sofre hoje, ou melhor, será que nossas igrejas têm sofrido pelo nome de Jesus? Creio que Não! Na verdade é o mundo que sofre diante daIrrelevância, da inoperância e da Inatividade dessasigrejas que querem simplesmente agradar seus clientes.
Termino com as seguintes reflexões:
01- Certamente Deus é mais glorificado em nós, quando estamos mais satisfeitos n’Ele.
02 - A glória de Deus e a nossa satisfação devem estar sempre de acordo!
03- Quando você está satisfeito n’Ele, Ele é glorificado por essa satisfação.
Que possamos ser: Dignos de Sofrer Por Causa de Cristo! Amém.